Oi, Tiago!
> P.e., em w1 o copo é quebrável e está quebrado, em w2 o copo é
> inquebrável e não está quebrado. O mundo onde o copo é inquebrável e
> está quebrado não existe. Em w2 podemos considerar possível que o copo
> está quebrado, pois não sabemos se o copo é inquebrável, porque existe
> um mundo possível onde ele é quebrável. No modelo em que sabemos que o
> copo é inquebrável, existe apenas o mundo w2. Temos então que agora
> sabemos que o copo é inquebrável e, logo, não está quebrado.

Eu diria que por mais que não tenhamos conhecimento sobre a capacidade do copo
se quebrar, se o copo é inquebrável em w2, então não é possível que ele seja
quebrado a partir de w2. Pois se ele houvesse a partir de w2 um mundo possível
em que o copo estivesse quebrado, então ele não seria inquebrável, dado que ser
inquebrável é ser impossível de ser quebrado (ou seja, não  existir mundo
possível acessível em que está quebrado). Tudo isso seria independente do nosso
conhecimento sobre as capacidades do copo.

> [...]
> que, se um copo é inquebrável então não podemos quebrá-lo. Ou seja, se
> o copo é inquebrável, qualquer que seja o mundo possível amanhã, o
> copo não estará quebrado. É isso? Se for, você agora tem um sistema
> com duas relações de acessibilidade diferentes: conhecimento (S5) e
> tempo. A interação entre as duas coisas não é muito clara. Mas isso
> ainda pode ficar mais complicado: se o copo é inquebrável então a ação
> de quebrar o copo não é executável. Neste caso, você poderia tentar
> modelizar com uma lógica juntando S5 e PDL.

Na verdade, eu estava tentando não falar em termos temporais. Eu comecei a
discutir isso com um amigo em termos temporais, em termos de ser possível
tornar alguma coisa inquebrável. Mas eu preferi falar sobre haver um mundo
possível em que tal coisa é inquebrável para evitar a temporalidade.

> Mas, voltando ao âmago da questão, se você disser que a partir do
> mundo possível onde o copo é inquebrável (w) não há mundos possíveis
> onde o copo está quebrado, então você está dizendo que em w você sabe
> que o copo não está quebrado. Eu acho que isso não deveria ser assim.
> Mas, se você não quiser supor que em w você sabe que o copo não está
> quebrado, então existem mundos acessíveis onde o copo está quebrado e,
> logo (por causa da nossa restrição lá de cima), existem mundos
> acessíveis a partir de w onde o copo é quebrável.

Eu não entendo muito bem por que você faz a conexão entre o nosso conhecimento
e as modalidades. Se em w um copo é inquebrável, isso não implica nada sobre o
meu conhecimento com relação às capacidades do copo. O copo pode ser
inquebrável e eu posso não saber que ele o é. E se eu não sei em w que o copo
não está quebrado, isso pode se dever a eu não ter visto o copo e não saber de
suas capacidades; e não ao fato de ele não ser inquebrável.