Oi, Tony!

2012/4/6 Tony Marmo <marmo.t...@gmail.com>:

> Exatamente, na sua humilde opinião. Eu já expliquei que há diversas
> publicações homeopáticas que falam de experimentos feitos por homeopatas e
> resultados de tratamentos em consultórios. A literatura experimental em
> homeopatia é vasta. Quem diz que houve experimentos que não a corroboraram
> são pessoas que NÃO entendendo o que as teorias dos homeopatas dizem
> fizeram testes usando parâmetros alopáticos.

Será?
Acho que o problema com relação a esse ponto específico é a
divergência a respeito da possibilidade do estabelecimento da relação
causa-efeito entre tratamento e cura. Penso que esse procedimento,
feitas as considerações necessárias, é o mesmo para a medicina
homeopática e para a não-homeopática.
Como devo ter falado em mensagem anterior, acho que esse é o ponto
fundamental na discussão.

Vc tem alguma referência onde eu possa ver o erro do estudo
"tradicional" sobre a eficácia da Homeopatia, bem como a correção e
consequente confirmação da relação causa-efeito?

Se puderes, mande-me alguns links que consideras autoridades a
respeito. Darei um update em minhas fontes.

> 1. Há registros de curas passíveis de serem atribuídas a remédios
> homeopáticos?
>
> Sim. Há 200 anos de curas obtidas e registradas por médicos homeopatas. Há
> também casos de mortes provocadas por medicação homeopática. É possível
> matar uma pessoa sadia dando-lhe remédio homeopático, conforme já foi
> atestado. Os estudos homeopáticos começaram a partir da observação de que
> alguns indivíduos ao tomarem certos remédios desenvolvem os sintomas das
> doenças para as quais os remédios serviriam.

Deixando em "standby" as considerações sobre a aplicação universal dos
testes probabilísticos, darei uma checada na net.
Caso tenhas alguma referência de destaque que puderes me adiantar,
ficarei grato.

> 2. Há alguma inconsistência interna à teoria?
>
> Depende do que você está pensando por inconsistência interna.

Melhor me manter concentrado na objeção 1. Creio que ela parece ser o
ponto mais grave nas divergências, além de exigir menos conhecimento
para tratamento.

> [...]
>
> Sim, todas as hipóteses homeopáticas são testáveis. Algumas funcionam,
> outras não. Por exemplo, se um medicamento funciona com um paciente para
> tratar de sintomas x, y, z, a uma certa diluição, por exemplo, 12CH, os
> efeitos do medicamento podem ser aprofundados a uma diluição mais alta, por
> exemplo, 180 CH. Mas, se a 12 ou a 30 CH o medicamento não fizer efeito, a
> 180CH ele poderá ser letal, induzindo sintomas que o paciente não tinha.
> Esse tipo de hipótese seria falsificada se aumentando a diluição de um
> medicamento aparentemente inócuo para o paciente produzisse cura e não

Não entendi bem, mas se é testável, é um ponto positivo.
:-)

--

[]'s ...and justice for all.

Ricardo Gentil de Araújo Pereira