Oi Julio.

> As discussoes sobre uma nova droga ser eficiente / eficaz
> sao muito mais acaloradas do que os tapinhas com luvas de
> pelica trocados aqui na lista de logica, pois estas decisoes
> envolvem milhoes de dollares em lucros ou prejuisos para
> as industrias farmaceuticas.

O problema da perda/lucro é muito inferior ao fato de que esses
resultados que levam à aceitação facilitam (ou até forçam) o emprego
de algum veneno químico que vai ser dado para uma pessoa muito
debilitada e enferma que, IMHO, estariam mais bem servidas com a
injestão de compostos muitíssimos mais baratos.

É o caso do baratíssimo sulfurofane, que já foi relacionado (com as
mesmas técnicas estatísticas) até com diminuição da incidência de
metátases em casos de câncer na bexiga.  Mas o sulfurofane não pode
ser comprado, e é obtido comendo-se Brócoles CRUs (o brócole cozido,
por incrível que pareça, não o contém).  Não tem a menor chance de ser
aceito como terapia pelo FDA.  Quem vai investir em uma terapia
baseada e Brócoles, que não dará o retorno de milhões de dólares.
Pensando bem, a questão do lucro é realmente fundamental.

Eu tenho os papers.

[]s

Marcelo

On 6 April 2012 11:28, Julio Stern <jmst...@hotmail.com> wrote:

> [...]
>
> J.M.Stern (2008). Decoupling, Sparsity, Randomization, and
> Objective Bayesian Inference. C.H.K, 15, 2, 49-68
>
> disponivel no link
>
> http://www.ime.usp.br/~jstern/papers/papersJS/jmschk3.pdf
>

> Probabilidade e Entropia sao as chaves para obter e Informacao
> relevante sobre perguntas deste tipo, a partir de estudos empiricos
> desenhados de forma a permitir Inferencias Validas.
>
> Acho que este eh um topico de interesse central para esta lista.
> Dvemos apenas fazer a discussao de forma abstrata, focando a
> validade dos argumentos, e distanciando-nos dos detalhes especificos

Marcelo Finger
 Departamento de Ciencia da Computacao
 Instituto de Matematica e Estatistica
 Universidade de Sao Paulo
 Rua do Matao, 1010
 05508-090    Sao Paulo, SP     Brazil
 Tel: +55 11 3091-9688, 3091-6135, 3091-6134 (fax)
 http://www.ime.usp.br/~mfinger