Colegas,
Apenas alguns relatos. Desculpem se me alongo desnecessariamente.
Minha avó, quando se graduou em pedagogia pelo Instituto Itapetiningano de
Ensino Superior, hoje praticamente inexistente, estudou o Parmênides de
Platão pelo comentário de MFS. Legou-me esse volume, bem como os de
Filosofia Concreta, dizendo "Não entendi nada, tomara q vc entenda, mas nem
se preocupe em me contar, já passei da época". Lembro q ao lê-los minha
impressão foi a de ter conhecido uma obra bestial, como dizem os lusitanos.
Não consegui dizer isso à minha avó, falecida anteriormente e conforta-me
pensar q ela foi poupada de mais esse conhecimento na vida (assumindo aqui
certo tom nietzschiano, para quem o conhecimento pode ser um fardo).
Hoje, na Wikipedia, li o seguinte: "Segundo Olavo de Carvalho
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Olavo_de_Carvalho>, Mário Ferreira dos
Santos foi ostracizado <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ostracismo> no meio
acadêmico brasileiro, tendo sofrido uma espécie de boicote nas
universidades brasileiras nas quais a vertente dominante era o materialismo
dialético."
Hj percebo q não tenho razões para rever minhas impressões de jovem
estudante, ao reler a fórmula de abissal sapiência em lavra do referido
MFS: "Alguma coisa há, e o nada absoluto não há". Fiquei descurioso em
rever quais métodos da filosofia da matemática MFS usa para tratar de temas
filosóficos.
Resta ainda dizer q minha avó e Olavo de Carvalho certamente são
autoridades a serem consideradas, mas em áreas diferentes, é claro, minha
avó se era boa professora do primário e excelente fazedora de biscoitinhos
de nata, jamais entendeu patavina de astrologia, apesar de em certa época
andar com pirâmides de arame na cabeça (quem viveu nos anos de 1980 deve se
lembrar dessa moda).

Saudações,
cass.

Prof. Dr. Cassiano Terra Rodrigues
Departamento de Humanidades - Divisão de Ciências Fundamentais
Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

--
lealdade, humildade, procedimento

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/270f7917-abec-4745-90cd-4e83c0e6fbe8%40dimap.ufrn.br.

Responder a