Legal, vamos ver como o teorema de Godel na versão que mencionei (TMR) *se
aplica* nesse caso sem aritmetização no sentido usual (sequer há um predicado
para os números naturais). Depois analiso a falha de representabilidade.

Sim, a teoria dos corpos reais fechados (corpos ordenados tais que todo
positivo é quadrado e todo polinômio satisfaz o teorema do valor intermediário)
e a teoria dos corpos algebricamente fechados de característica zero são
completas e decidiveis. Vou considerar a teoria dos corpos reais fechados,
denotada por T.

Os termos fechados dessa teoria são termos para números inteiros. Vamos pensar
na seguinte correspondência 1-1 entre termos e fórmulas: enumeramos os teoremas
com os números negativos e os não teoremas com os não negativos. Se F é
fórmula, ‘F’ será o termo fechado correspondente ao número na numeração acima.
Por exemplo, se F é o primeiro teorema, ‘F’ será o termo -1. Se F é o primeiro
não teorema, ‘F’ é o termo 0.

Assumida essa correspondência entre fórmulas e termos fechados, temos que a
teoremicidade de T é representada pela fórmula x<0.
De fato, se F é teorema, ‘F’ < 0 é teorema de T, e se F não é teorema, ~(‘F’ <
0) é teorema de T.

O teorema de Godel se aplica e T não representa a diagonalização (para a
correspondência entre fórmulas e termos). T falha em representar a
metamatemática elementar, portanto falha em fornecer uma representação formal
exaustiva da matemática.

Poderíamos dizer que a representabilidade falha porque essas teorias admitem
eliminação de quantificadores: os quantificadores não adicionam poder de
definibilidade dentro dessa teoria. Mas esse não é um resultado óbvio, que está
presente desde o início, por isso essa resposta pode não ser satisfatória.

O que é mais básico é que T não é suposta ser uma representação formal
exaustiva da matemática. Ao contrário, desde o início se sabe que muita coisa
fica de fora. T não é capaz de representar outras funções contínuas elementares
(e.g. exponencial) além dos polinômios.

Mas Essa teoria não está sozinha nisso. A dicotomia de Godel implica que, dada
uma T consistente e uma correspondência entre fórmulas e termos fechados de T,
pelo menos uma entre diagonalização e representabilidade escapa à representação
formal em T. Ou seja, não temos uma representação formal exaustiva da
matemática.

Abraço
Rodrigo

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/5282631B-D946-482D-B751-E0B92D249084%40gmail.com.