... Já que chegamos nas "coisas que alunos dizem",

Outra coisa interessante é que aluno acha que "funcao tem que ter fórmula".

Aí é que a pessoa nao entende o Axioma da Escolha de jeito nenhum (porque se
o Axioma da Escolha se fez necessário para criar uma funcao-escolha é
porque nao
se tinha mesmo uma maneira canônica, "com fórmula", pra se escolher um
elemento em cada conjunto da família de nao-vazios).

Pro aluno que acha que "funcao tem que ter fórmula"...

O Axioma da Escolha nao significa nada... Porque o que sai dele é uma
funcao que nao
tem fórmula, imaginem.

Abracos

[]s  Samuel

Em segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 às 16:18:36 UTC+1, eduardoochs
escreveu:

> Muitos alunos daqui de Rio das Ostras têm muita dificuldade de
> entender que isto aqui é _uma_ função:
>
> $f(x) =
> \begin{cases}
> x^3 & \text{se $x<0$}, \\
> x^2 & \text{se $x \ge 0$} \\
> \end{cases}
> $
>
> Eles acham que isso é (são?) duas funções, e eles têm muita
> dificuldade pra nomes pras coisas, então eles não conseguem dizer que
> as duas funções são estas (que eu vou escrever sem domínios e
> contradomínios por motivos de correria):

> [...]

Para acessar esta discussão na web, acesse
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/ad90d175-596e-44d7-b2ce-56f8c1001eedn%40dimap.ufrn.br.

Responder a