> Essa questao da "coisa" x "implementacao da coisa", eu confesso que em geral
> os teoristas de conjuntos ficamos meio viciados nisso (guilty as charged),

Os matemáticos poderiam aqui (e não só aqui) aprender algo, talvez,
com os cientistas da computação, que estão acostumados a implementar
novos tipos de dados, *encapsulá-los* e entregá-los para os clientes
compiladinhos, sem a possibilidade de consulta ao código original da
implementação.

> Entao se você me perguntar o que *é* o par ordenado (a,b) a tendência é que
> eu diga que
>
> (a,b) = { {a}, {a,b} }

O encapsulamento do código evita que o cliente faça perguntas bobas,
como "será que {a}∈(a,b)?"

Sempre me parece um tanto estranho que os clientes (nós todos!)
tenham(os) acesso aos códigos conjuntistas implementando ênuplas
ordenadas, funções, ou números naturais.

> Mas esse tipo de pensamento "muito estrutural" ajuda a gente a fazer contas
> de "rank" e ver por exemplo
> que boa parte das noçoes de Matemática "padrao" (partes, uniao, relacoes,
> funcoes, pares ordenados e tal...) nao sobem muito o rank dos objetos
> envolvidos, em geral somando omega em cima dá e sobra.
>
> (No caso aí do par ordenado, olhando de cima e fazendo a conta de cabeça o
> rank vai para o máximo entre o rank(a) e rank(b) mais dois)

Fato.  Mas para isto basta detalhes _mínimos_ sobre a dita
implementação conjuntista.  (E as ditas contas só são de interesse, de
qualquer forma, para quem está comprometido com a ontologia minimal
conjuntista.)

> PS: Sobre "a descricao extensional de uma funcao sem formula" preciso pensar
> mais antes de responder
> e talvez fique devendo 8-), mas desconfio que essa questao entre mais no que
> é "existência em matemática",
> enfim. Que aí a coisa da matemática construtiva vem em cheio também.

Isto daria uma discussão deveras interessante!

Abraços, Joao Marcos

--
https://sites.google.com/site/sequiturquodlibet/

Para acessar esta discussão na web, acesse
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LhptofORbExuDezcZQE33caGrgoVr9KmqPTOELbUskMng%40mail.gmail.com.

Responder a