raiz(2)) e raiz(3) são inteiros algébricos, visto serem raízes de x^2 - 2 e
x^3 - 2, respectivamente. Segundo um clássico teorema da Teoria dos
Números, a soma de dois inteiros algébricos é inteira algébrica. E um
inteiro algébrico é racional se, e somente se, for inteiro. Como, conforme
já comentado, este não é o caso de raiz(2) + raiz(3), segue-se que está
soma é irracional.

Abraços
Artur