2009/2/18 Eduardo <engine.gro...@gmail.com>:
> Srs,
>
> Nas instalações atuais, qual sistema de arquivos os srs tem
> utilizado/Recomendado para uso com o banco?
>
> Ext3?
> RaserFS?
> Outro?

Pergunta difícil...

Ao invés de uma resposta clara, algumas considerações:

1) RaiserFS não é adequado para arquivos grandes como em bancos de dados.
2) EXT3 é mais estável;
3) XFS é um pouco mais rápido;
4) Seja qual for o FS escolhido, se você fizer um tuning agressivo,
utilizando writeback, noauto, etc... a segurança pode diminuir em caso
de crash.
5) Particionamento agressivo, uso de RAID, separação de tablespaces e
configurações de memória são EM GERAL mais importantes que uma longa
discussão sobre FS.
6) Só mude o tamanho do bloco em casos muito expressivos como em
aplicações OLTP puras com MUITOS usuários ATIVOS simultâneos,,(quando
diminuir o tamanho do bloco pode ajudar um pouco) ou em aplicações de
suporte a decisão com a maioria dos objetos ENORMES (imagine aqui
índices com mais de 10GB como algo normal) onde aumentar o tamanho do
bloco pode ajudar.
7) Uma configuração mais específica de FS em geral consegue melhorar
5% a 10% em algumas operações do banco e piorar de 30% a 60% em
outras. Pense bem antes de se aventurar nisso.

Em geral a minha resposta é: fique entre o EXT3 e o XFS e se preocupe
com outras coisas mais importantes. É claro que você pode fazer uma
combinação mais exótica como: ext2 nos tablespaces, XFS para o WAL e
EXT3 para o resto... mas isso é muita viagem e para provar que isso ou
outra configuração é melhor ou pior iria levar meses de testes por
equipe muito bem qualificada...

Acho que é isso, a experiência de alguém aqui na lista aponta para
outra direção?

[]s
Fábio Telles
--