2009/2/19 Prof. Benedito A. Cruz <b...@cria.org.br>:
> [...]

Veja, mesmo assim, você tem que pensar 10 vezes antes de confiar 100%
num nobreak.

* As baterias do nobreak tem vida útil curta, em 2 ou 3 anos você tem
que trocar. Tem gente que "esquece de trocar";
* Um nobreak com isolação total (onde a alimentação ocorre sempre
diretamente das baterias) tem baterias com uma vida útil de pouco mais
de 1 ano;
* Em muitos lugares é comum haver falta de energia por mais de 3
horas. Não tem nobreak que aguente isso. Nos final de semana a
concessionária de energia adora fazer manutenção sem aviso prévio;
* Mesmo que você tenha um gerador, pode ocorrer de você não estar com
a manutenção do gerador em dia, ou ele simplemente estar sem
combustível;
* A carga pode ter aumentado nos últimos meses e o nobreak/gerador
pode não aguentar bem a carga, e você pode não ter percebido isto.
* Você pode ter uma manutenção na rede elétrica interna do prédio e
ficar sem energia. O pessoal da manutenção pode ter esquecido de
avisar;
* Os servidores ou o SO podem travar... ou se for um Windows, pode ter
pêgo um vírus;
* Alguém pode desligar um servidor acidentalmente no CPD;

Bom, todo  mundo sabe que você tem que ter nobreak... mas levante a
mão quem nunca viu uma destas situações ocorrerem? Não é a toa que
muitos Storages exigem o uso de baterias adicionais além do nobreak.

E digo mais: não é porquê você nunca viu um determinado File System
corromper, que ele não corrompa. Como DBA, uma das coisas que você
mais escuta quando vai atender uma emergência é a frase: "mas em 5
anos de funcionamento, nunca tivemos este tipo de problema..."

É por isso que é difícil argumentar em favor deste ou daquele FS. Não
é fácil comprovar que este ou aquele é mais seguro.

Na dúvida, NUNCA, mas NUNCA MESMO, nunca troque desempenho por segurança.

[]s
Fábio Telles

blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / jabber: fabio.tel...@gmail.com