2009/2/19 Sebastian SWC <sebastian...@gmail.com>:
2009/2/18 Welington R. Braga <welrbr...@gmail.com>:
Bom,

As três últimas vezes que montei o meu servidor PostgreSQL foram com o
ReiserFS e não tive problemas. O motivo das reinstalações foram
problemas de hardware e não de software. Devido as suas "citadas
oscilações de força"  que por lá eram frequentes os discos iam pras
"cucuias", forçando-me a reinstalar em outro, mas todas as outras
vezes em que o servidor foi derrubado devido a isso o banco levantou
novamente extremamente estável e sem qualquer problemas maiores.

Só por comentar... problemas relativos a queda de energia, oscilações,
etc.. normalmente se resolvem com um bom no-break. dependendo da
complexidade do ambiente redundancia dele é algo muito comum.

Certamente Sebastian,

Um no-break "resolveria" (entre aspas) o problema de uma queda elétrica. Mas
como já dito pelo Prof Benedito há situações onde não tem no-break e nem gerador que
suportará, visto que a aquisição deste tipo de equipamento depende um planejamento que
envolve custos financeiros e que nem sempre estão disponíveis a hora que a área de TI
precisar. Quem trabalha no serviço público, como eu, sabe bem como é.

Mas quando citei este causo, de forma alguma tive a intenção de dizer que
pode-se substituir o no-break por um disco formatado com ReiserFS.

concordo q é interessante analisar os FS mais indicados e verificar as
vantagens/desvantagens de cada um mas trabalhar sem no-break e uma
rede estabilizada é um quer passar trabalho. não há filesystem/hd que
sobreviva a problemas de energia. resolver esses problemas é muito
mais importante.

Concordo plenamente com vc mas curiosamente os dois únicos FS que já
corromperem (desconsiderando a FAT) forem o EXT2 e pouquíssimas vezes o EXT3.

[]'s

Sebastian Selau Webber Colombo

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;" - 2Co 4:8,9