> No "muita coisa" eu destacaria compatibilidade com o hardware. Apesar
> de não ser comum nos dias atuais já presenciei casos em que foi
> necessário trocar uma distro Linux por outra em razão deste motivo.

Estranho.  Na pior das hipóteses, pega-se o acionador de dispositivo
(que tem de ser livre, em razão da GNU GPL) da distro ‘que funciona’ e
transfere-se para a preferida.  Ou tem algo mais complicado que isso?

> Desconheço se os *BSD da vida estão atualizados neste aspecto.

Geralmente, eles têm menos suporte que os GNU/Linux, até porque o
esquerdo de cópia força a publicação do código-fonte dos acionadores
de dispositivo, embora por um lado esse código geralmente seja
facilmente portável para BSD e, por outro, a licença permissiva acabe
atraindo um ou outro fabricante que tem medo do esquerdo de cópia.  E
geralmente o suporte deles se concentra no servidor; o Linux tem mais
diferença no suporte para coisas de computador pessoal.  Embora
impressoras e acionadores de vídeo estejam fora do núcleo,
respectivamente no Cups e no X11, então para esses, que costumam
representar a maior parte dos problemas,

> Dada a maturidade das distros Linux atuais eu optaria por *BSD apenas
> se houvesse algum motivo muito forte.

Se houver a oportunidade de verificar a compatibilidade com BSDs, ou
mesmo de escolher o equipamento por sua compatibilidade, pode ser uma
boa pedida, justamente por ser mais focado no servidor, mais leve e
simples.

Talvez também por afinidade com a licença, vários desenvolvedores do
PostgreSQL preferem o BSD e dão-lhe atenção especial, mas como o
PostgreSQL está muito maduro, não espero que isso faça muita diferença
na prática; é uma razão para evitar o MS Windows, mas não o GNU/Linux.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org