> Não é incomum que servidores de fabricantes como IBM/Lenovo não tenham
> nenhum Debian-like na lista de SOs oficialmente compatíveis (infelizmente).

Na verdade, só a HP costumava suportar Debian, entre as grandes; não
sei como está, agora.  Creio que a Dell suporta Ubuntu LTS, mas não
tenho certeza.

> Além do mais, nunca se sabe, alguma característica específica dos RHEL-like
> pode ser mais alinhada com a finalidade do servidor.

Só mesmo em termos de homologação.  São todos Linuces.

> Mas a "escovação de bits" me preocupa: "transplantar" drivers de uma distro
> para outra me parece algo frágil que, mesmo se der certo (e não duvido que
> dê), pode ser complicado pra documentar e manter, além de ser um
> conhecimento que tende a ficar muito restrito. Exemplo: seguir um
> procedimento padrão de instalação do CentOS vs instalar o Debian com N
> passos adicionais de como compilar/empacotar, instalar e homologar o(s)
> driver(s) necessário(s).

Concordo.  Mas às vezes vale a pena.

> Apesar de preferir Debian e Ubuntu LTS, mantenho CentOS em alguns servidores
> físicos justamente por essa "compatibilidade oficial" e manutenabilidade.

Mas veja que o CentOS também não é oficial.  Essa minha irritação contra o RH.

> Por fim, concordo com o Sebastian que a expertise da equipe vai ser decisiva
> na escolha. E ainda mais em tempos de Docker e Ansible/Puppet/Chef, acho que
> a tendência é ser quase agnóstico com distros, a não ser, como sempre, em
> casos específicos.

Lembra que esta é uma lista de PostgreSQL.  É difícil ignorar a distro
quando se lida com algo tão crítico em tantas situações.  Não será a
primeira vez que se tenta abstrair o SO, e não será a última.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org