On 27/05/2008, at 14:24, Pablo Sánchez wrote:

2008/5/27 Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]>:
Se for por aí, vamos dar vivas à Apple, que faz o MacOS X sobre um kernel
FreeBSD,

Neste caso, a licença permite, então não tem problema legal pelo
menos. (friso no legal). Já no caso de usar GPL e distribuir sem
liberar, aí sim há uma infração legal.

Peraí!!! Eu estava só tirando onda da afirmação original de que devemos "louvar" quem constrói qualquer coisa com SL, sem levar em conta a cultura da empresa.

Mas retorna as contribuições, até onde eu saiba.

Vide: http://developer.apple.com/opensource/internet/webkit.html

E dê um google na opinião do pessoal do KHTML sobre a *qualidade* desses "retornos"... Vide o caso do KHTML e do Webkitt/WebCore. O fork da Apple foi tão violento que até hoje não conseguiram incorporar no KHTML as "contribuções" da Apple. Enfim, é uma discussão que dura anos e tem seus altos e baixos.

Engraçado vc mencionar isso mas não condenar o autor que vendeu os
direitos... cUPS!

A idéia aqui foi só reforçar a minha afirmação sobre o tamanho do "portifólio livre" da Apple.

Ops! O único detalhe é que (praticamente) tudo o que ela faz é
publicado como software *proprietário*... ;-)

Nem tudo.

http://developer.apple.com/opensource/

Não sou defensor da Apple, só estou lembrando que ela mantém o que usa
como open...

Mas, isso não significa melhoria àquilo que ela usa. Nem sequer colaboração pra valer. Você lembra como eles cortaram o acesso ao código do Darwin quando mudaram a plataforma de PPC pra Intel? Lembra do triste destino do OpenDarwin?

Além disso, a Apple sempre teve (e terá enquanto o Jobs estiver à sua frente) uma cultura proprietária: vide o DRM da iTunes Music Store (e não se deixe enganar por aquela carta tardia do Jobs); vide as tentativas de usar o Trusted Computing no Mac OS; vide o recente SDK do iPhone e sua política altamente restritiva de construção de aplicações (que simplesmente impede a criação *legal* de aplicativos livres para a plataforma) e assim por diante.

É mais ou menos como achar q o Port25 faz do Steve Ballmer um defensor do SL. ;-)

[ ]s,