2009/12/17 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> De qualquer modo, Glauber, eu me coloco como um GNU/chato mais chato
> que Stallman dessa vez (o que não é uma surpresa tão grande assim -
> naquele Political Compass eu saia mais libertário do que Gandhi e mais
> comunista do que Stalin).
>
> Não consigo acreditar que o MySQL precise ser salvo e que a causa de
> relicenciá-lo de modo a que ele possa ser fechado seja uma causa
> meritória, Acho, ao contrário, uma causa oportunista e perigosa.
>
> E, pior, com Stallman defendendo-a desse jeito, pode, nas mãos dos
> menos escrupulosos, servir para demonstrar de que GPL náo cria
> [...]

A impressão que eu tenho é que, pro bem ou pro mal, a sun se aproveitou da
mais extrema das interpretações da GPL para vender seu produto. Além disso,
a manifestação do RMS acabou se dando num contexto muito confuso.

Se a idéia do dual-licensing era fornecer o produto numa licença que se
comportava da forma tradicionalmente esperada para o mercado corporativo,
para o mundo FOSS acabou criando dúvidas que não existiam antes para muitos.
Cada um entendeu de um jeito...

Acho que agora entendi a sua colocação: você não estava dizendo que a
iniciativa do Monty era má idéia, mas que não poderia ser chamado de algo
que "salvaria o MySQL", já de uma forma ou de outra o MySQL ainda teria
futuro que a GPL o permite ter. Além disso, você acha que ele não tem moral
para criticar o que é feito com os direitos que ele vendeu, além do que
teria qualquer outro usuário interessado no futuro do MySQL, e que ele está
movimentando a comunidade para gerar um pressão para levar o MySQL para onde
ele acha que deve, mesmo depois de ter vendido esse poder...

--
Existe mais de uma maneira de chegar lá

Glauber Machado Rodrigues

skype: glauber.rodrigues