Ricardo Padilha escreveu:
Me parece que o fator para decidir se uma rua é residencial ou não é o tráfico.
E a decisão
sobre se é secondary ou tertiary é baseada na capacidade da rua
acomodar tráfego ou não. Ou seja, uma rua estreita, apesar de ter
muito tráfego na vida real, ainda é tertiary.
Nunca tinha pensado nisto... parece ser melhor pensar no tráfego, do que na condição da superfície da estrada.

Pessoalmente, eu "tageio" no OSM sempre pensando em um navegador GPS.
Ou seja, se a gente considera que cada nível teria prioridade de rota
sobre o inferior, então eu tento classificar as ruas conforme o meu
conhecimento sobre elas, e como eu gostaria que uma determinada rua
fosse utilizada pelo sistema de navegação
Concordo com você. Até porque, do ponto de vista de um navegador GPS veicular, pode até ser /mais curto/ ir por uma estrada não-pavimentada de interior, mas muitas vezes é /mais rápido/ 'dar a volta' usando rodovias pavimentadas.

--
Rodrigo de Avila
Analista de Desenvolvimento

+55 51 9733.3488 . rodr...@avila.net.br <mailto:rodr...@avila.eti.br> . www.avila.net.br <http://www.avila.eti.br>