Eu penso em quem vai usar o mapa. O usuário espera que as primary sejam
mais ou menos semelhantes em termos de trafegabilidade (existe essa
palavra?). Mesmo que seja a única via de acesso a um lugar, se a estrada
é ruim ela deve ter uma classificação compatível. Claro que temos que
usar o bom senso. Existem estradas de terra que são ótimas de dirigir,
lisas e bem conservadas, enquanto que para algumas "pavimentadas" o
tertiary chega a ser bom demais. Só não acho indicado classificar como
primary uma estrada onde um motorista pode quebrar um eixo do caminhão
nos buracos (como, infelizmente, existem). O faro dela ser BR, estadual
ou municipal não faz diferença para quem dirige. O importante é a
estrada em si.

Flávio Bello Fialho
Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho
be...@cnpuv.embrapa.br

--
Aviso de confidencialidade: Esta mensagem da Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública federal regida pelo

Confidentiality note: This message from Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (Embrapa) a government company established under Brazilian
law (5.851/72) is directed exclusively to its addressee and may contain
confidential data, protected under professional secrecy rules. Its
unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the
law's penalties. If you're not the addressee, please send it back,
elucidating the failure.