Concordo que é complicado para um iniciante (eu já fui um) e acho que
o seu guia seria ideal para vias recém mapeadas, que ainda não constam
no mapa. Desde o início eu senti falta de uma especificação mais clara
do que cada coisa é.

O meu problema é com as vias existentes. Há várias que não são primary
e não têm uma tag note explicando o motivo da diferença. Como saber,
então, se foram classificadas desta forma por um motivo
suficientemente "forte"? Eu diria inclusive suficientemente
"coerente", compatível com as expectativas de um usuário do
OpenStreetMap que, digamos, vem de outro país - por exemplo, turistas.
Sei que a maioria deve estar com a classificação que resultou de algum
processo de importação de dados em massa de alguma outra base de dados
(cuja qualidade eu desconheço). Seria interessante que a importação
estivesse descrita em algum lugar para sabermos quais os critérios que
foram usados.

Se você quiser, podemos, por exemplo, acrescentar à regra que todas as
vias "motorway" precisam de acostamento. Ao escrever a regra dessa
forma, eu me baseei na definição da via no artigo em inglês
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Motorway) que começa dizendo: "Use
highway=motorway to identify the highest-performance roads within a
territory". Não entrei nos detalhes do número de pistas e da separação
dos sentidos para não tornar essa regra muito complexa, mas se você
acha fundamental isso, vamos acrescentar.

Eu penso que os casos que você citou (motorways a 60km/h e vias sem
acostament a 110km/h) são as exceções da regra e claramente são erros
de projeto ou de administração do governo. Esses são os casos em que
eu acho que vale à pena discutir e anotar na tag note a justificativa.
Os outros (a maioria) não.

O que eu quero saber é com o que a comunidade (brasileira) concorda e
discorda, especialmente para fundamentar a discussão dos casos
ambíguos. Eu ainda estaria mapeando várias vias como "track" onde não
fossem pavimentadas se não tivesse levantado a questão, e talvez daqui
a alguns meses (ou anos) alguém ia ter que desfazer tudo o que eu fiz
porque a opinião da comunidade tendeu a outra coisa. E assim como eu,
outros podem estar mapeando segundo as suas próprias impressões.