Oi Fernando

eu ia escrever um email dizendo que estava meio perdido no meio de tantos
comentários, até que veio este pondo ordem na casa. Legal, obrigado
Fernando.

Uma coisa que precisamos ter em mente é o seguinte: comparado com a malha
viária européia densa (na qual a o OSM é fortemente baseado), a malha
Brasileira é muito esparsa. Mesmo estradas que para padrões normais seriam
secondary ou tertiary aqui no Brasil teria que por primary porque
simplesmente não existem outras opções.

Isto é um fator que em grande parte inviabiliza uma busca por hierarquias
viárias coerentes (motorway terminando em trunk, que termina em primary
etc). A nossa realidade é outra.

Da mesma maneira, a atribuições de velocidades das rodovias é muito sem
qualquer padrão. Já andei em rodovias tipo motorway onde se colocou
velocidade máxima de 60km/h e rodovias sem acostamento com velocidade
máxima de 110 km/h.

Na prática, a velocidade real de transito acaba sendo bem outra. No meu
exemplo da BR-101 no norte do Espírito Santo, minha velocidade média não
passou de 60 km/h.

Assim, tem hora que nem sei se compensa tanto entrar em tantos detalhes
assim sobre o que dever ser primary, secondary ou mesmo tertiary.

O que precisamos é um guia simples que orienta o mapeador (principalmente
aquele que inicia no OSM) e principalmente que orienta no seguinte

   1. para rodovias novas no OSM, escolha um tipo de highway= preliminar,
   na dúvida ponha primary
   2. se a rodovia já existe, deixe a highway= como está, a menos que tenha
   um motivo muito forte para mudar
   3. acrescente a fonte dos seus dados novos em source=
   4. se alterou a highway= acrescente uma tag note= explicando sua escolha
   pelo tipo de highway
   5. na dúvida, discuta com o grupo no talk-br@openstreetmap.org

abraços

Gerald