Prezado Leonardo e colegas

>:

> Links? (Não estou duvidando de sua informação, apenas que fica mais
> fácil falar sobre algo concreto.)

Joga no Google :)
https://www.google.it/?ion=1&espv=2#q=Microrregi%C3%A3o+de+Santa+Maria

Pesquisando mais (desculpe mas não vou colar/copiar todos os links aqui)
você verá que essas regiões são referência comum em noticiários etc.

Podem não se tratar de limites administrativos no sentido de ter um
prefeito ou algum tipo de administrador mas são usadas administrativamente
*sim* e não apenas para fins estatísticos como está sendo afirmado. Ou
seja, não são uma mera curiosidade criada pelo IBGE. Muitas ações
governamentais são planejadas para algum tipo de meso ou microrregião.

Então por exemplo se o governo de Minas anuncia ações específicas para a
"Mesorregião Oeste de Minas" certamente será de interesse de muita gente
saber que região exatamente é esta.

Não vou me alongar nas respostas específicas à sua mensagem pela mais pura
falta de tempo. Mas creio que o problema central aqui seja tomar a wiki
muito ao pé da letra no termo "administrativo" como sendo "administração".
Ou seja, não há uma "sub-governador" com função de exercer a administração
da "Mesorregião Oeste de Minas", mas a região tem função administrativa sim.

Eu penso que a comunidade OSM do Brasil tem questões bem mais urgentes para
tratar do que ficar ajustando hirearquias de limites administrativos (será
um trabalho enorme e vai gerar muitas disrupções) e com benefício para lá
de duvidoso.

Há enormes regiões sem qualquer mapeamento digno de nota, estradas rurais
estão completamente ausentes na maioria das regiões, muitos rios
importantes faltam, cidades importantes estão sem mapear ou não tem sequer
lançados nomes de ruas. Sem falar em inúmeros erros no mapa.

Comparativamente, os limites administrativos estão em estado "concluído",
talvez uma das poucas coisas que podemos considerar prontas no mapa do
OSM/Brasil.

abraço a todos

Gerald