Quanto à forma como os navegadores interpretam as três vias, eu acho que
interpretam da mesma forma (tirando eventualmente os limites de
velocidade). Eu uso muito o mapfactor navigator, e já me fez ir tanto por
estradas highway=residential como highway=service, as living_street ainda
não testei porque nas zonas que vou estas não existem, mas suponho que seja
igual. Reparo tambem que ele só usa as service, para fim de percurso se as
residential não estiverem disponivel (há portanto uma prioridade em rotear
pelas estradas residential). O Maps.Me tambem me manda ir tanto para uma
como para outra. A unica diferença entre por exemplo estas duas estradas, é
que as highway=residential por definição é publica (embora possa ser de
acesso limitado embora seja muito raro)  as highway=service ao contrário
podem ser muitas vezes de acesso limitado, (com as keys  access=private,
access=permissive, access=customers), neste caso os programas de navegação
respeitam estas restrições e não mandam por lá (o mapfactor respeita estas
tags, o maps.me da ultima vês que vi acho que não).

Agora fora isso concordo um pouco com o que o pedro disse, cabe haver uma
liberdade por parte dos desenvolvedores de programas assistidos por GPS,
para seguir as suas próprias regras.