Olá

Em 30 de setembro de 2011 12:35, Robson - UbuntuListas <
ubuntu.lis...@gmail.com> escreveu:

> Pois é Andre e comunidade, o problema é sério, o link informado pelo
> companheiro Anderson, a primeira parte do artigo traduzido, diz:
>
> <http://translate.**googleusercontent.com/**translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF8&*
> *prev=_t&rurl=translate.google.**com.br&sl=en&tl=pt&u=http://**
> en.wikipedia.org/wiki/Fear,_**uncertainty_and_doubt&usg=**
> [...]

Pelo que li, é assim: o boot somente executa software que está asinado
(digitalmente), ou seja, somente Windows, porque Open Source jamais será
assinado e explico abaixo o motivo.
Neste caso, pelo menos no Brasil configura sim venda casada, do hardware com
o software, pois isto está reforçado no hardware para assimilar somente
aquele tipo de software e mais nenhum outro. O que não é possível no Brasil,
a menos que a MS passe também a fabricar hardware!

A meu ver isso só vai pegar se realmente os políticos corruptos conseguirem
passar nos congressos mundo afora leis absolutamente contra as liberdades
fundamentais das pessoas e empresas... Cê acha que a IBM vai ficar quieta
com isso? Mas nunca se sabe, né!?!

Sobre o software livre criar algo com assinatura: simplesmente impossível.
Software livre significa acesso ao código fonte, certo? Então se colocasse
qualquer coisa como um assigned dentro do código, o que impediria de alguém
pegar o código, retirar o assigned, compilar e, voi-lá, tenho um software
desbloqueado, sem engenharia reversa ou o que quer que seja? Então se um dia
o Linux fizesse uma coisa de assinar algo para que a bios carregasse somente
ele, a MS simplesmente pegaria o kernel linux e desbloquearia fácil fácil a
assinatura (que teria que estar embutida no software, e que todo mundo pode
ver).

André Cavalcante
Caparica, Portugal
Ubuntu User number # 24370