Olá, Kentaro

>Renato, se você se importar em ler o trabalho de Kevin McClure, que
>eu traduzi e disponibilizei abertamente:
>http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/ufosnazistas00.htm
>
>Verá que McClure compilou, checou, investigou, analisou e então
>redigiu no dossiê o maior volume de informação sobre o tema dos UFOs
>nazistas já disponível.

Relutei para ler este dossiê, que por sua descrição me fez antecipar
uma triste massa de fraudes comprovadas nas alegações gerais sobre
ufos nazistas - ainda que, para mim, fraudes sejam apenas fraudes,
que em nada comprometem a verdade. Mas como você indicou o texto em
resposta à minha crítica, acabei lendo e tive que reler e reler, pois
surpreendentemente não encontrei nenhuma fraude realmente comprovada -
 nada que vá além do confronto de alegações. O que pode haver de
conclusivo em constatar alegações contraditórias, sendo que não há
dados concretos que sustentem qualquer delas? Ou, qual o valor de um
cético afirmar que uma determinada descrição parece inverossímil?

Por favor confirmem, mas o trabalho me pareceu puramente retórico,
típico do ceticismo mais gratuito e refratário, como que escrito
apenas para nutrir céticos sôfregos por mais e mais refutações, pouco
interessados em suas precisões.

>Também descobrirá que McClure em nenhum momento descarta a
>possibilidade de que nazistas tenham construído discos voadores. A
>possibilidade existe.

Kentaro, pelo menos por enquanto, minha opinião é que o trabalho
inteiro é tendencioso, a começar pelo título escandaloso: "O *MITO*
dos Ufos Nazistas", sendo que incrivelmente você mesmo acaba de
admitir que a possibilidade dos mesmos existe! E o autor também
admite! Ora, com que possível intenção alguém chamaria de mito, algo
que admitidamente PODE ser real?

>Apenas que, como sua exaustiva e sóbria pesquisa aponta, nenhuma das
>alegações e evidências apresentadas até agora por "ufólogos"
>incompetentes e mesmo neo-nazistas não tem qualquer fundamento.

Estudei toda a pesquisa e opino que ela não foi, nem exaustiva e nem
sóbria, pois o autor somente coligiu e comparou pesquisas anteriores
(obviamente considerando-as provas de si mesmas), e ainda achou
normal concluir sem poder garantir suas conclusões. Não me parece
crível ele seja autoridade no assunto, ou nem mesmo um cético
dedicado, pois DEVEM EXISTIR fraudes realmente comprováveis nas
alegações sobre ufos nazistas, mesmo que eles de fato existam, ou
tenham existido.

>Sobre sua outra crítica. Se você puder ler a respeito da missão do
>sítio que mantenho, espero que entenda a abordagem promovida:
>
>http://www.ceticismoaberto.com/sobre.htm

Uma palavrinha sobre o que é afirmado ali:

>A investigação cética não ameaça a verdade real.

Acho que esta afirmação é enganosa porque uma "investigação" cética
sempre ameaçará *a descoberta* de uma possível verdade - já que a
dúvida não serve de critério para ela. Ao contrário, a dúvida no
máximo conclui uma neutralidade provisória, mas sempre mantendo-se em
ativa busca do que mais possa justificar a si mesma. Ela é uma
atitude contrária a qualquer conclusão sobre qual seja uma verdade.
Assim, um cético (que tem crença no poder esclarecedor da dúvida)
pode ficar perdendo um bom tempo (talvez a vida toda) com um falso
critério que NÃO esclarecerá qualquer verdade. A dúvida é como uma
cortina de fumaça aceita (pelo cético) como bom auxílio para enxergar
a verdade. É extremamente comum vermos um jovem cético requerer
provas para poder acreditar em algo, sendo que NENHUMA prova poderia
ser ceticamente reconhecida. Um pedaço de metal totalmente anômalo
sempre poderá ter alguma outra origem, que não necessariamente um
disco-voador. Nunca existiu, não existe e jamais existirá uma prova
que satisfaça a *atitude* cética. A continuação do seu parágrafo
confirma isto.

>Se uma alegação é
>válida, mesmo o mais ardoroso dos questionamentos produzirá no
>máximo uma confirmação adicional de sua validade.

Quem importam mil confirmações, se restar uma única dúvida? Que
importam mil e uma, se o cético desconfiar poder haver mais alguma?
*Desconfiança* é a palavra chave da dúvida e do ceticismo em geral.
Rejeição da confiança, por menor que seja.

>Se ela está
>errada, ganhamos uma oportunidade de descobrir a resposta correta".

Uma oportunidade cuja possibilidade de ocorrência faz a loteria
parecer um ganho certo.

Abraços,

Renato