Olá Kentaro,

> Repensando nossa discussão, acredito que o cerne de sua crítica -- a
> definição das histórias como "mito" -- depende muito do que o
> próprio McClure considera como "mito".
> Já no início da conversa forneci minha própria interpretação do que
> o termo significaria no trabalho do pesquisador, mas é evidente que
> apenas o próprio poderia esclarecer com segurança o ponto.
> Além daí, penso que podemos concordar em discordar.

Não tenho o que responder ao que acaba de dizer. Lembro que você
pediu para eu pegar leve com o seu trabalho, de modo que, no caso,
para também não por pano quente, devo calar-me.

> E fico no
> aguardo de ensaios e críticas suas, se forem como esta nossa
> conversa, estou certo de que serão muito interessantes. Embora
> desconfie que discordarei completamente!

Você parece animado e confiante. Muito bom. Mas, se está mesmo
interessado, lembro também que prometi inicialmente uma crítica ao
texto de Marcello Truzzi, cuja leitura você mesmo indicou,
entitulado "Sobre o Pseudo-ceticismo". Anteriormente, sua aceitação
desta idéia não me pareceu bem clara, ou direta, ainda mais tendo
solicitado meu cuidado.

O problema é que eu teria que manter-me fiel à finalidade educativa
do que escrevo sobre este assunto, pois pretendo realmente auxiliar
na formação de opinião e orientação crítica, e assim haveria pouca
utilidade em não referir-me ao texto de Truzzi (ou sua tradução) como
sendo originário do seu site...

Posso prometer uma crítica mais cerimoniosa, eu menos áspera, que a
que escrevi sobre o "dragão na garagem", de Sagan. E de fato Truzzi é
diferente, é justo, equilibrado, tem ótima intenção e apenas aparenta
ser vítima do ceticismo que ele mesmo critica. Assim, mesmo nele
ainda há o que corrigir e é sobre isto que eu dicorreria, com todo o
respeito. Só não nego que sobretudo acuso o que pretenda ser
ceticismo, mas que de fato não é.

Um abração,

Renato