Aristóteles wrote:

> [...]
> poderiam ter plantado, ou têm a possibilidade de plantar tal coisa: quem não
> tem acesso aos programas, aos fontes, aos driver, aos dispositivos e a
> compilação, é incapaz de fazer tal coisa. Cabe ao TSE a explicação. No
> mínimo pedir desculpas à população pelo defeito da coisa. Por que então, em
> sido o ocorrido verdadeiro, não fizeram esta troca lá dentro, sem que os
> eleitores percebessem ? Acho que não houve má-fé. Houve um erro, coisa da
> incompetência de uma ou de várias pessoas.
>
> Agora... Negar que tal fato ocorreu, dada as evidências, me parece

Aris,

Tenho insistido aqui que nao eh so contra a fraude que as medidas
defendidas aqui irao atuar, mas tambem contra o erro de programacao
ou falha de componente.
No final qualquer destas hipoteses pode transmudar o resultado e
eh neessaria a contraprova para detectar e corrigir o desvio.

Este caso da foto esta mais para erro ou falha, ja que a turma que
controla o processo nao faria isto para fraudar, ja que o se quiserem
o programa mostra a foto correta e soma no candidato trocado.
Temos de ter cuidado para nao dar a impressao que a o problema eh
a foto errada, e se estivesse certa tudo bem.
A foto errada eh so a prova de que o sistema infalivel esta falhando.

> A coisa mais fácil do mundo é fazer um , digamos, gerador de vitórias dentro
> daquelas máquinas. Fazer algo que, inclusive, impressione a galera,
> dando-lhe a impressão de uma emocionante disputa - esta é a técnica dos
> jogos-de-computador, por exemplo.

Tal como naqueles reluzentes cassinos milionarios,
este eh um jogo viciado tambem.
A banca sempre leva vantagem.

Benjamin Azevedo