On 13 Feb 2001, at 14:40, Sigmatec wrote:

> Portanto, é essa uma das grandes mentiras de Pindorama, a de
> que
> o sujeitinho foi "professor" na Sorbonne!

Não sei se é verdade, mas gente que estudou em Sorbone diz que o
Papaléguas nunca chegou a integrar o quadro dos docentes. Os tênues
rastros do Papa-léguas que se presumem existir em Sorbone, seria em
grupo de estudos de problemas latino-americanos, quase todo composto
por exilados do Brasil, Chile e Uruguai. Nenhuma publicação
institucional, deste grupo, existe (dizem, nunca estive em Sorbone).
Existem alguns brasileiros que se tornaram professores em Sorbone ou
em outras universidades francesas, a maioria da área de
microbiologia, de outras áreas são poucos, dentre estes temos Celso
Furtado (economista).

Isto é coisa fácil de se verificar: a página e a biblioteca de
Sorbone é aberta. É só procurar.

Existe um outro brasileiro, importante, que se diz doutor por
Sorbone. Dizem que este fazia visita a amigos naquela Universidade.

Tenho uma opinião sobre títulos universitários que gera muita
polêmica. Por tal, não vou traze-la aqui. Afirmo apenas que muita
gente que usa nomes de universidades como aval de sabedoria, muleta
social, passaporte corporativo, etc. Quem sabe, sabe. Faz. O título é
mera formalidade. Mas tem que existir, do contrário, as coisas
ficariam piores.

Aristóteles