Sent: Wednesday, December 12, 2001 3:31 PM
Subject: [VotoEletronico] Re: Clube de Engenharia

Prezado Sr Benjamim Azevedo,

Ratificando os termos de minhas colocações sobre o painel que deveria encimar as mesas de debates do Fórum do Voto Eletrônico, segue, abaixo e em anexo, a minuta de minha proposta, sujeita às adequações que se fizerem necessárias.

Esclareço, para os demais listeiros que, desta forma, mesmo que os fotógrafos,  jornais ou TVs, compareçam a uma de nossas palestras, apenas para registrar o evento, não poderão afirmar ou denegrir os nossos propósitos, em função do painel que encimará a mesa de trabalhos.

Nota:    Panfleto,  com o mesmo texto,  deverá ser distribuído entre todos os presentes.

FÓRUM  DO  VOTO  ELETRÔNICO

Coordenadores:         Engenheiros:         Amílcar Brunazo Filho  e   Benjamim Azevedo;

                                  Advogados:          Carlos Tebecherani Haddad   e   Gil Carlos Vieira de Rezende

                                  Comunicador:      Osvaldo Maneschy

PRECEITOS  CONSTITUCIONAIS  E  LEGAIS  EM  FOCO

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Art 14     A  soberania popular  será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto.

LEI  4737  de  15.07.65    INSTITUI O CÓDIGO ELEITORAL

Art 103  O  sigilo do voto é assegurado  mediante as seguintes providências:

Inciso IV     Emprego de urna que assegure a inviolabilidade do sufrágio   e seja  suficientemente ampla para que não se acumulem as cédulas na ordem em que forem introduzidas.

PROBLEMAS  DA  URNA  ELETRÔNICA  ATUAL

1.    Identifica o eleitor antes do voto,  com a  digitação do número do Titulo Eleitoral;

2.    Não fornece a  contra-prova  da  IMPRESSÃO PARALELA DO VOTO;   e,

3.     Não fornece os meios concretos e exeqüíveis para a  fiscalização do pleito.

SOLUÇÕES  PARA  A  URNA  ELETRÔNICA  ATUAL

1.    IMPRESSÃO PARALELA DO VOTO,  já em 2002;

2.    Indicação,  posterior ao voto,  de 3%  das Urnas,  para a recontagem do voto impresso;   e,

3.     Abertura dos programas e sistemas,  antes das eleições  e,  posteriormente, nas urnas fiscalizadas.

Do amigo listeiro,