Prezados amigos listeiros.

Quaisquer textos têm sempre mais de uma leitura possível, mormente os que se colocam aqui nessa lista.
Interessante constatar como alguns os lêem e interpretam pelo pior lado possível, descartando de plano as leituras positivas que possam ter, digamos assim.
Isso vem a propósito do artigo abaixo do Learmartine.

Vi algumas respostas, umas contrárias, outras agressivas.
Não posso concordar com tais respostas, que enxergaram apenas "hierarquização", coordenadores, enfraquecimento.
Essa é uma leitura possível mas muito simplificada, digamos que meramente textual.

Tomo um pouco das dores do Learmartine e concedo-lhe muito melhores intenções.

Questiono os amigos: qual é o problema de alguém coordenar alguma parte desse amplo processo do Forum do voto seguro ?
Para conseguirmos o que pretendemos, há que termos de tudo um pouco:  de política a administração, de engenharia de software a hardware, de advocacia a propaganda, de coordenação geral a cautelas institucionais etc.
Posição minha, não vejo qualquer obstáculo em coordenadores vários para cada uma dessas áreas.
Quem, ademais, vai conseguir executar a contento todas as tarefas necessárias, sozinho ?

Considero a proposta do Learmartine muito boa, além de sensata, sensível e muito objetiva.
Não há um único senão no que ele propõe.
Enfatiza e alardeia, em pouquíssimas palavras, muitas das áreas por que lutamos, e com muita eficiência:

Existe o Forum do Voto Eletrônico e todos os coordenadores indicados ? Sim, tem até o endereço eletrônico.
Algum demérito ? Não vejo qualquer. Os engenheiros são engenheiros, os advogados são advogados e os jornalistas idem.
Em algum lugar fala contra a urna eletrônica ? Não ! Fala apenas contra as urnas atuais, como estão. Não é o que também fazemos ?
Há questionamento legal nas urnas atuais ? Sim, entre outros, os citados: Constituição Federal Art.14 e Cód.Eleitoral. Art. 103.
Há problemas nas urnas atuais ? Sim, entre outros, os citados, e são graves: identificação do eleitor, contra-prova e fiscalização.
Há soluções ? Sim, entre outras, as citadas : eliminação da identificação, impressão do voto e fiscalização ampla.

O que o painel propõe está conforme o que se deseja no Forum ? Sim, absolutamente conforme !.
A condensação disso tudo naquele painel é boa ? Sim, claro !
Porquê ?
1) as fotos de jornalistas carregarão o texto do painel e nossas teses vão se espalhar de graça;
2) os articulistas presentes terão, em suas caras, nossos focos para temas de seus artigos;
3) as platéias, olhando para os palestrantes, vão poder ler por trás deles o texto do painel;
4) fotografado, comentado ou lido tal painel, todas suas mensagens se espalharão, sem esforço;
5) para qualquer curioso que vir o painel com sua mensagem, também, o nosso recado está lá, podendo frutificar.

Como reclamar disso ? Conciso, objetivo, barato, eficaz.
Não é o que queremos ? Por outra, o que mais queremos ? (favor ler meu último comentário, abaixo)

Deveriam, pelo menos, e isso sim, agradecer ao Learmartine pela colaboração intentada.
De minha parte, dou-lhe meus parabéns pela concisão de idéias alcançada.

Bem, daqui em diante, a colher é minha.

Constato que as pessoas não vêem perigos em fatos aparentemente inofensivos, como são as atuais urnas.
Não imaginam a extensão dos problemas possíveis se elas forem "mal usadas".
Por não saberem aonde isso pode dar, não temem uma "fraudezinha" agora...deixam para lá, que é mais cômodo, ninguém se mexe !

Por isso eu, que já coloquei aqui uma vez, repito agora:
É muito conveniente explicitar, e o mais negro possível, o tipo de política em que poderemos cair amanhã e sempre, se as urnas forem usadas de forma proposital e indevida por gente mal-intencionada.

Enfatizar, também, que como estão hoje as urnas, isso pode ser feito, e muito facilmente.
Digo mais e ainda, que lá na frente, vai ser muito mais difícil fazer a limpeza necessária.
Hoje, no início, é muito fácil, apesar de todos os contratempos, como vemos.

Alguém colocou na lista, esses dias, texto com a manipulação de cargos que ora se está fazendo no governo...
Que é isso senão lançar para além dessa maldita gestão, os tentáculos de perpetuação desse grupo que se refestela no poder ?
Dinastia é isso: passar o bastão para quem o suserano quer e não para quem o povo quer.

Essa manipulação de cargos que já ocorre é uma simples demonstração do que já se faz.
Imaginem quando ligar isso e mais a manipulação das urnas ... o porvir !!!

Último comentário que faço é que tal painel deve ser paralelo àquilo que considero imprescindível que seja feito agora
"Darmos início ao processo de impugnação legal das atuais urnas e processo de votação eletrônica".

Com a palavra, pois, quem de direito ou do Direito...   :o)

Abraços
Luiz Cordioli

PS. - Para quem me leu até aqui, aproveito para lhes desejar Boas Festas e um grande 2.002 !!!