Prezados listeiros

     1. Sobre a criação dos MAIS e dos MENOS no sítio www.votoseguro.org

     O Jefferson já disse tudo sobre a criação de uma hierarquia dentro do
site. Pelo pouco que conheço do Leamartine, tenho a certeza que não foi
intencional, que ele apenas não pensou nas interpretações possíveis (mas
devia pensar..). Sempre que de um conjunto extrai-se uma parte, duas
categorias distintas são criadas. Quando ele citou num cartaz alguns
companheiros (não sei com qual critério), e não outros, criou
automaticamente duas classes, a dos "listeiros listados", os MAIS, e a dos
"listeiros não listados", os MENOS. Mesmo não sendo um dos MAIS, sinto-me
obrigado a opinar que uma divisão desse tipo é contraproducente. Cartazes,
painéis, colantes, ótimo. Nomes, não (talvez o do moderador; mesmo assim tem
o inconveniente da acusação de auto-promoção).

     2. Sobre os dizeres do cartaz

     Desde o início tenho tido uma preocupação didática em nossa
argumentação sobre a urna-e (pudera, dei aulas por 30 anos na universidade,
mas já lecionava, exatas e piano, uns 10 anos antes). Em 5/12/2001
apresentei uma primeira sugestão, que já usara em cartas aos leitores em
jornais, elogiadas pelo Paulo Gustavo e pelo Aristóteles: um conjunto de
defeitos da urna e nossas propostas (em linguagem simples, própria para
leigos em Informática - a maioria da população). Recebi sugestões e já as
adicionei, tentando atingir algo o mais enxuto e completo possível. O
critério é: (A) Ter linguagem simples, (B) Ter conceitos claros (dependentes
o mínimo possível de informações prévias, que nós temos e os outros não),
(C)Ser o mais possível completo, e (D)Ter um texto reduzido ao mínimo (desde
que obedecidos os itens A, B e C).
     Proponho a fusão de meu texto com o texto que o Leamartine propos para
o cartaz (12/12/01). O dele tem alguma coisa a mais que o meu e vice-versa
(ele não cita claramente "o fim do voto secreto", e não pede a desvinculação
da identificação do voto); o conjunto está bom, mas a linguagem está um
tanto intelectualizada para o leigo, e no item 2 mistura solução com
problema. Juntando os dois fica um texto mais completo (embora eu preferisse
frases mais curtas):

     PRINCIPAIS DEFEITOS DAS URNAS ELETRÔNICAS ATUAIS:

       I)Não permitem a fiscalização das eleições nem a conferência dos
resultados.
      II)Podem ser fraudadas (apresentar resultados falsos).
     III)A digitação do número do Título Eleitoral permite a identificação
do voto (fim do voto secreto).

     SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE FRAUDE:

       1)Impressão paralela do voto, para contra-prova, sem contato manual
do eleitor.
       2)Recontagem dos votos impressos em 3% das urnas, após as eleições.
       3)Abertura completa, antes das eleições, dos programas e sistemas da
urna. Posteriormente, nas urnas recontadas.
       4)Desvinculação entre a identificação do eleitor e a votação
(separação dos dois processos).

     Podemos escrever, à parte, que "O TSE resiste a qualquer
aperfeiçoamento nas urnas", e a sugestão do Cordioli: "Corremos o perigo da
criação de uma dinastia de governantes fraudadores, sem meios legais para
contestá-los." (Obs. minha: em todos os níveis, e no Legislativo inclusive).
     Coloquei acima tipos de números diferentes (romanos e arábicos), para
os leitores não tentarem associar os itens defeitos x soluções (preciosismo
meu).
     De minha parte (e acho que do Leamartine também), podem criticar e
sugerir à vontade. Se puderem deixar o texto mais curto, sem complicar ou
perder informação, ótimo.
     E tenho dito. Abraços.

     Walter Del Picchia-S.Paulo
       ELEIÇÕES HONESTAS JÁ!

  Creio que criar uma hierarquia oficial dentro desta 'causa' ou

Oi! Você quer um iG-mail gratuito?
Então clique aqui: http://registro.ig.com.br/