Walter Del Picchia wrote:

>     Benjamin, Leamartine, todos                    20/12/2001
>

>     Benjamin, grato por colaborar na "Campanha por um texto conciso e
>completo para expor os defeitos da urna-e e nossas propostas". Espero que a
>2n mãos cheguemos a um texto conveniente ...

Walter
Otimo trabalho.
Na minha msg anterior meio por preguica,
meio intencionalmente para deixar claro os comentarios,
nao parti para nova redacao.
Voce praticamente concluiu o trabalho.
Abaixo deixo apenas sua redacao final e os novos comentarios.
Antes porem apenas um esclarecimento adicional:

>     B -Esta dinastia dos Eletronikus eh um perigo. Talvez o professor
>prefira chama-los simplesmente Eletronicos, o que porem pode nao
>identifica-los tao claramente...
>
>     W -Peraí! Eu sou engenheiro eletrônico, mas não tenho nada a ver com
>isso. Penso que os informáticos (junto com os economistas) é que constituem
>o maior perigo.

A sugestao aqui era criar um apelido para os beneficiarios deste esquema.
Tal como existiram os bionicos no passado, nomeados sem voto popular,
os eletronikus seriam os eleitos pelos poderes secretos das urnas
eletronicas.
Tambem poderiamos chama-los de novos bionicos, ou biotronicos, etc.

>Após as modificações, fica (Versão N.4):
>

>     PRINCIPAIS DEFEITOS DAS URNAS ELETRÔNICAS ATUAIS:
>
>       I)Não permitem a conferência dos resultados.
>    ou I)Não permitem a fiscalização das eleições nem a conferência dos
>resultados. (A ver com o Leam.)

Sugestao:

I) Não permitem recontagens, nem qq conferência dos resultados.

>II)Podem ser fraudadas intencionalmente (apresentar resultados
>falsos).

Sugestao:

>II)Podem ser fraudadas via programacao interna (apresentar resultados
>diferentes dos votos colhidos).
>

>III)A digitação do número do Título Eleitoral permite a identificação
>do voto pelos programas da urna (fim do voto secreto).

Sugestao:

III)A digitação do número do Título Eleitoral na urna permite a identificação
do voto pelos programas da urna (violacao do voto secreto).

>SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE FRAUDE:
>
>     1)Impressão paralela do voto pela própria urna, conferido pelo eleitor
>e recolhido automaticamente para contra-prova, sem qualquer contato manual.
>
>     2)Recontagem dos votos impressos em 3% das urnas, escolhidas após as
>eleições.

Sugestao:

2)Recontagem dos votos impressos em 3% das urnas, escolhidas após as
encerrada a votacao e emitidos os boletins de urna.

>3)Abertura completa dos programas e sistemas da urna, antes das
>eleições e, posteriormente, nas urnas recontadas.

Sugestao:

>3)Abertura completa dos programas e sistemas da urna, antes das
>eleições e meiso efetivos de conferencia das urnas antes a depois da votacao
>
>4)Desvinculação entre a identificação do eleitor e a votação,
>eliminando qualquer digitação que identifique o eleitor na própria urna.

Benjamin Azevedo