Algumas observacoes ao longo:

Walter Del Picchia wrote:

>... Se alguém tiver alguma observação, favor fazê-la.
>     Texto:
>
>       "PRINCIPAIS DEFEITOS DAS URNAS ELETRÔNICAS ATUAIS:
>
>       I)Não permitem a fiscalização das eleições nem a conferência dos
>resultados.

Walter, Explique melhor o aspecto da fiscalizacao.
Normalmente as pessoas entendem a fiscalizacao aquela exercida pelos
fiscais
no dia da votacao, e, antigamente, durante a apuracao.
Hoje existe a da carga, a dos fontes. Com falhas.
Qual o ponto que vc quis tocar?

>II)Podem ser fraudadas (apresentar resultados falsos).

Cabe destacar que principalmente por acao interna.
E talvez explicar que o resultado falso citado seria qq um que nao
correspondesse a soma dos votos naquela secao.

>III)A digitação do número do Título Eleitoral permite a identificação
>do voto (fim do voto secreto).

Talvez seja mais correto dizer que a digitacao em teclado ligado a urna,
deixa aberta a possibilidade
de identificacao do voto pelo software da urna, ou por rastreamento
destes dados.

>SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE FRAUDE:
>
>       1)Impressão paralela do voto, para contra-prova, sem contato manual
>do eleitor.

Impressao na propria urna, com conferencia pelo eleitor durante a
confirmacao,
e recolhida a coletor lacrado sem contato manual do eleitor ou qq outra
pessoa.

>2)Recontagem dos votos impressos em 3% das urnas, escolhidas após (ou
>durante) as eleições.

A escolha tem que ser DEPOIS. Na verdade depois que forem divulgados os
resultados
das secoes, de modo que a eventual fraude no fechamento das secoes ja
tenha ocorrido.
Faze-la antes disto torna a conferencia na pratica inocua.

>3)Abertura completa, antes das eleições, dos programas e sistemas da
>urna. Posteriormente, nas urnas recontadas.

Abertura previa dos programas de votacao e demais softwares presentes na
urna.
Proibicao de modificacoes posteriores.
Proibicao de cargas apos a carga oficial.
Apos a eleicao possibilidade de conferir que o os softwares sejam
aqueles examinados.
Cabe lembrar que estas medidas sao meramente complementares,
a dificultar a fraude, mas nao garantem per si a lisura, pois a fraude pode
envolver o mascaramento do trecho fraudador, ou sua presenca apenas
transitoria.

>4)Desvinculação entre a identificação do eleitor e a votação
>(separação dos dois processos).

OU, sendo mais direto, eliminar qq digitacao de identificacao do eleitor
na propria urna
como existe hoje.

>Podemos escrever, à parte, que "O TSE resiste a qualquer
>aperfeiçoamento nas urnas", e a sugestão do Cordioli: "Corremos o perigo da
>criação de uma dinastia de governantes fraudadores, sem meios legais para
>contestá-los." (Obs. minha: em todos os níveis, e no Legislativo inclusive).
>     Coloquei acima tipos de números diferentes (romanos e arábicos), para
>os leitores não tentarem associar os itens defeitos x soluções (preciosismo
>meu)."
>     É só. Abraço.
>
>     Walter Del Picchia
>        S.Paulo/SP

Esta dinastia dos Eletronikus eh um perigo.
Talvez o professor prefira chama-los simplesmente Eletronicos,
o que porem pode nao identifica-los tao claramente...

Benjamin Azevedo