Caro Leamartine

     Tudo bem. Só não concordo com seu "início da senilidade", pois tu estás
no alvorecer da juventude. Indo ao que interessa, estou repetindo abaixo o
texto resultante da fusão do seu texto com o meu, pois faltou dizer que os
3% das urnas serão escolhidos após (ou durante) as eleições. Penso que
estamos chegando quase a um texto completo. As palavras estão convenientes e
precisas. Foram escolhidas para se adequar ao conceito desejado. Mas como
tudo, pode ser melhorado. Se alguém tiver alguma observação, favor fazê-la.
     Texto:

       "PRINCIPAIS DEFEITOS DAS URNAS ELETRÔNICAS ATUAIS:

       I)Não permitem a fiscalização das eleições nem a conferência dos
resultados.
      II)Podem ser fraudadas (apresentar resultados falsos).
     III)A digitação do número do Título Eleitoral permite a identificação
do voto (fim do voto secreto).

       SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE FRAUDE:

       1)Impressão paralela do voto, para contra-prova, sem contato manual
do eleitor.
       2)Recontagem dos votos impressos em 3% das urnas, escolhidas após (ou
durante) as eleições.
       3)Abertura completa, antes das eleições, dos programas e sistemas da
urna. Posteriormente, nas urnas recontadas.
       4)Desvinculação entre a identificação do eleitor e a votação
(separação dos dois processos).

     Podemos escrever, à parte, que "O TSE resiste a qualquer
aperfeiçoamento nas urnas", e a sugestão do Cordioli: "Corremos o perigo da
criação de uma dinastia de governantes fraudadores, sem meios legais para
contestá-los." (Obs. minha: em todos os níveis, e no Legislativo inclusive).
     Coloquei acima tipos de números diferentes (romanos e arábicos), para
os leitores não tentarem associar os itens defeitos x soluções (preciosismo
meu)."
     É só. Abraço.

     Walter Del Picchia
        S.Paulo/SP
Em 18 Dec 2001, Leamartine escreveu:

>Prezado Professor Walter Del Picchia e demais listeiros,
>
>Desculpe a demora na resposta, mas, estive
>totalmente fora do ar com problemas causados por um cavalo de troia que
infestou o meu computador,..............

Oi! Você quer um iG-mail gratuito?
Então clique aqui: http://registro.ig.com.br/