Não gostaria de extender ainda mais a discussão dentro da lista, mas acho que
alguns comentários devem ser feitos...

Java está andando há mais de 10 anos e já tem uma penetração muito grande. Vc
tem celular? Já se perguntou em qual(-is) linguagem( -ns) foi desenvolvido o
software embarcado nele? O nosso Delphi ainda não está lá.

Concordo que sempre existem descontentes, mas não foi o caso do João. O que ele
salientou é que o FPC já engatinha e até dá os primeiros passos em lugares que
o Delphi apenas planeja começar a engatinhar. E para isso a Borland/CG adota
uma estratégia de fazer isso por meio do lançamento de novas versões e não por
meio de updates, o que para o investidor acaba sendo muito mais econômico e
objetivo.

Não acho que exista a melhor ferramenta pura e simplesmente. Existe a melhor
ferramenta para um determinado trabalho. E aí que é bom saber que existem
outras ferramentas.

Hj Delphi paga (e muito bem) o meu salário. O Delphi faz de tudo? Pode até ser
que faça, mas será que vale os malabarismos? Será que não existe alguma
ferramenta / linguagem que faça com menos malabarismos? Seria ótimo que tudo
fosse simples, mas não é e por isso tenho estudado outras linguagens como Java
(mais especificamente seus segmentos Enterprise e MicroEdition) e C#.

Estou insatisfeito com o Delphi? Não, sinceramente... e olha que uso uma versão
que muita gente esculacha (D 2005) e me atende perfeitamente no que se propõe.
Mas sei que existem limites e nichos onde é possível fazer coisas com o Delphi,
mas não é recomendado.

Sem, mais
Ricardo.