From: delphi-br@yahoogrupos.com.br [EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Ricardo César
Cardoso [EMAIL PROTECTED]
Sent: Monday, December 01, 2008 4:58 PM
To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Subject: RE: Res: [delphi-br] Delphi2007, erros estranhos...

Marcar o que Andreano? Surtou? Fiz um pergunta de brincadeira pra responder sim
ou não. Não tava te pedindo em namoro, noivado ou nem mesmo pra sair contigo :p

Acho que vossa senhoria colocou o carro na frente dos bois, pelo menos no
tocante as minhas mensagens sobre esta thread. Tenho fugido da comparação
Delphi e Lazarus.

Quanto a rodar sua aplicação no Windows e Linux acho que é possível sim, desde
que necessário. Mas voltamos ao que toquei na mensagem anterior. Usar a
ferramenta adequada e por que não, o ambiente adequado.

Outro aspecto é mais crítico: produtividade. Só porque não tem centenas de
milhares de componentes prontos não quer dizer necessariamente que seja
improdutivo. Pode ser que ninguém pensou em componentizar algo; ou não se fez
necessário algum componente oras.

Agora essa história de entregar rápido para o cliente e só o Delphi te dá isso
é o lobby tipico que falta ao Lazarus. Agora e se esse cliente te pedir
rapidinho um sistema que rode em Windows e Linux, que coelho você tira da
cartola? Ah... vou complicar mais um pouco: o cliente tem apenas um Delphi 2007
ou o BDS 2006 e não tem planos para investir nenhum centavo a mais por pelo
menos mais um ano. Como fica?

E sim o Lazarus pode muito bem atender a alguém. Não acho que seja
IRRESPONSABILIDADE dizer isso; cabe ao usuário chegar ou não a essa conclusão
baseado no tipo de aplicação que vai desenvolver. Se o usuário não vai
desenvolver um sistema em multicamadas, não vai acessar bases de dados como
Oracle e SQL Server por exemplo, porque dizer que o Lazarus não atenderia? Onde
estaria a irresponsabilidade nisso? E essa aplicação ainda poderia rodar com o
mesmo código no Linux.

Não digo que o Lazarus esteja ótimo. Assim como não digo que o Delphi esteja
ótimo. Para mim a IDE / Lingugagem / Compilador é aceitavel enquanto atende os
requisitos que preciso. Se não atende ou se torna muito performático ou
dispendioso fazer algo tenho que procurar uma alternativa. Afinal como você
mesmo disse com muita propriedade, nosso tempo é muito valioso ( e muito
escasso, também ).

Para mim o Lazarus se tornou digno de uma nova olhadela. E se alguns projetos
pequenos em tamanho mas grandes em ROI forem atendidos com o Lazarus, sei não,
mas acho que as perguntas que terei vão mudar um pouco.

E assim chego ao último trecho que gostaria de comentar. Realmente,
desenvolvimento não é só compilar código pascal para outras plataformas. Mas o
simples fato do Lazarus fazê-lo mesmo que em estágio preliminar e o Delphi ter
isso há muito tempo em seu roadmap (e fazer, somente com o Prism, um produto a
parte) e não ter esse requisito em mão ainda, já é um fator interessante o
suficiente que mereça uma olhada.

Sim, Win32 vai ficar um bom tempo por aí, ainda tenho aplicações que usam
"Win16", mas não é por isso eu como desenvolvedor devo ficar estático. Se para
o meu fornecedor de IDE o mercado de outras plataformas não é interessante ou
grande o suficiente, o problema é dele. Se me aparece um cliente requisitando
algo numa plataforma diferente, não vou negar, nem que tenha que usar outra IDE.

Afinal como já disseram e gostei muito dessa frase, o Delphi é só mais uma
ferramenta que uso. O que me garante as contas pagas no fim do mês é o suor do
meu trabalho (se bem que não suo muito; minha sala tem ar-condicionado)

Cheers,
Ricardo.

"Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!"

--- Em seg, 1/12/08, Andreano Lanusse <[EMAIL