Esquisito.
As libs não vem mais zeos faz um tempinho.
Baixe de novo, mas pelo site oficila dos desenvolvedores.
http://zeos.firmos.at/portal.php
Aparentemente vc está com alguma versão antiga.

E quanto a vc não conectar c/ a aplicação e com o IbExpert ao mesmo tempo,
verifique se seu protocolo não está setado para versão embarcada do firebird
ou se vc usa o firebird embarcado.

Abs
Daniel A. Bastos