Marcelo,

Verifique o UpdateMode do seu DataSetProvider, verifique os providerFlags
dos seus DataFields. Quando você vai inserir na tabela detail, a master
sofre post. Você está dando ApplyUpdates no afterPost do mestre ou algo
desse tipo? Ja verificou os valores que você está recebendo no campo chave
primária ( se não está zero ).

Abraços,
Daniel