Literalmente está se fazendo tempestade em copo d'agua.

Os impactos de migração por causa de unicode se dão na grande maioria das vezes
em aplicações que usam ponteiros, acesso direto a api e manipulação de tamanho
de string em bytes.

O compilador, VCL e RTL fazem 99% do trabalho de conversão, além de emitir
Warning sobre pontos no código que requerem alguma mudança, que na maioria das
vezes é simples.

Pra isso tem uma série de documentos que explica sobre Unicode, porque a
primeira coisa é entender Unicode, basta acessar
http://www.embarcadero.com/rad-studio-2010-migration-center e depois alterar o
que é necessário.

Já se teve casos aqui na lista de problemas com a migração, publicaram o código
com problema e foi sugerida mudanças que resolveram.

Se está tendo problemas, primeiro leia a documentação disponibilizada no link
acima e pergunte aqui na lista o que fazer em caso de dúvida.

O IDE do Delphi foi totalmente migrado para Unicode, durante o desenvolvimento
da versão 2009 todos as dificuldades nossas e das empresas que desenvolvem
componentes foram tratadas para que não chegassem a vocês.

Então é simples, tem dúvida, baixe o trial , migre o projeto, mostre o código
que tiver com problema e muita gente aqui poderá responder de acordo com sua
disponibilidade.

[]'s
Andreano Lanusse
Embarcadero Technologies