Oi Daniel,

Quando falamos de tecnologia, não podemos focar só na gente. Eu adoro
programar só no Notepad. Isso sempre foi um vicio meu, hehehe. Mas sou
obrigado a concordar que Wysiwyg é uma das dádivas na informática, pois
muita gente, muita mesmo, não consegue assimilar milhares de linhas de
codigos e ver na mente o que é o que. Ja viu o primeiro filme do matrix?
onde o cara fica vendo os codigos e ele diz "eu nem vejo mais as letras...
vejo loiras, morenas, isso e aquilo".
Infelizmente, a maioria não é assim.
Para a maioria, eles precisam ver o que esta acontecendo. E se ficar
diferente, pronto. A linguagem é ruim. Nao importa se foi pau da IDE.
Um otimo exemplo foi o Front Page. Eles tentaram fazer um otimo Wysiwyg e no
entanto, cagaram no pau nos geradores de codigo (pior q o word) e ficou tao
ferrado q nenhum profissional realmente quis empurrar aquilo para clientes.

Por tudo isso, IDE é importante.

Abraços!

Rogério