Bem, para resolver esta questão teríamos que fazer um teste: considere
dois programadores do mesmo nível. Um programa usando um editor que
tem apenas um "code completion" e o outro usa um IDE que dentre outras
coisas possui um excelente debugger, permite criar a Interface
visualmente de forma simples e implementa vários refactorings (Rename,
Extract Class, Extract interface, Encapsulate Collection, Encapsulate
Downcast, Encapsulate Field, Extract Method, etc). Qual deles seria
mais produtivo?

Não que o IDE seja uma regra para produtividade. Bons programadores
podem ser produtivos com o que tem. Mas estamos falando de mercado e o
mercado possui programadores de vários níveis. A tecnologia que
permitir que programadores sejam produtivos reduzindo a necessidade
dele ser expert em tal tecnologia deve ter sim alguma vantagem
competitiva. Além disso, sonho com um IDE que proteja o que o Designer
fez ao mesmo tempo em que dá a Flexibilidade que o programador deseja.

O fato de você ser produtivo com o TextMate pode estar relacionado ao
fato dele ter sido o que melhor atendeu as suas necessidades
específicas, pode estar relacionado ao fato de não existir ainda um
IDE bom de verdade para as tecnologias que você usa, ou pode ser uma
questão de gosto apenas. Mas se você considerar o cenário acima e se
considerar que estamos falando de todos os programadores (não eu ou
você) talvez a minha opinião sobre os IDE's faça mais sentido.

[]'s
Beck Novaes