Sobre os CRUDs eu tenho também tenho uma tese.

Desenvolvimento de Software é algo realmente novo se compararmos a
Engenharia, Arquitetura, etc.

Acho que a adoção de sistemas de informática exigem duas coisas:
registrar a informação e fazer alguma coisa util com ela. Eu tenho a
impressão que no Brasil, principalmente, ainda estamos no primeiro
estágio. Precisamos pegar o monte de papel e Excel que as empresas têm
e colocar isso em banco. O problema é que estas empresas pensam que
isso é tudo o que importa num sistema de informática e complicam
demais esta tarefa. Vejam o caso do Flex: querem CRUDs lindos etc.
Perda de tempo e dinheiro em minha opinião (a não ser que depois de
uma análise mais detalhada perceba-se que o que se chama de CRUDs
deveria de fato ser algo bem diferente).

Esta informação do primeiro estágio estar em banco é, em muitos casos,
um mal necessário. É claro, precisamos de uma estética e uma
usabilidade boa para que esta tarefa não seja penosa demais, mas
talvez devessemos investir menos tempo e dinheiro nisto que deveria
ser algo simples para passar para o próximo estágio: fazer alguma
coisa útil com a informação. Aí entram os Dashboards, os Infográficos,
e as interfaces de usuário que realmente vão fazer a diferença.

Enfim, talvez, (por isso trata-se de uma tese), tenhamos que ou
conscientizar as empresas de que elas precisam de CRUDs mas precisam
manter isso mais simples para irmos para o que realmente interessa. Ou
talvez tenhamos que esperar mais um tempo até que esta fase tenha
passado (tomara que não estejamos aposentados até lá :-)

Att,
Beck Novaes