A propósito, isso aí vem ao encontro do q escrevi aqui semanas atras, de q a Rio 2016 vai valorizar ainda mais a zona sul e parte da Barra/Recreio, justamente pq vão querer concentrar o maximo de estruturas olimpicas nesses locais.
Nada contra a zona sul ou Barra, mas acho que o desequilíbrio com as demais regioes da cidade vai ficar ainda mais acentuado. Acho que lá pra 2020 a cidade ficará tão ou mais partida como previu Zuenir Ventura, em seu livro na decada de 90. Isso aí será um passo para que a Barra e zona sul virem um "municipio" à parte do restante da cidade. FG Em 10 de julho de 2010 11:59, Fabricio Augusto Souza Gomes < [email protected]> escreveu: > Eis que ja surge o 1o legado olímpico para 2016! > > 10/07/2010 08h00 - Atualizado em 10/07/2010 11h17 > Imóveis de luxo no Rio vão se valorizar até 2016, dizem corretores Dois > apartamentos usados na orla estão à venda por R$ 30 milhões. > Moeda estável, crédito fácil e juros baixos mexeram com mercado. > > Os imóveis na orla da Zona do Sul do Rio – sobretudo, no Leblon e em > Ipanema – estão com os preços muito altos e que, segundo dirigentes do > mercado, vão continuar subindo até pelo menos 2016, quando a cidade sediará > as Olimpíadas. Quem tiver condições e planos para entrar num projeto > milionário, é bom ter pressa, eles sugerem. > > O cliente que, no momento, procura produtos exclusivíssimos pode checar > duas unidades à venda por R$ 30 milhões – uma no edifício Juan Les Pins, no > Leblon, e outra no Cap Ferrat, em Ipanema. As duas ficam de frente para o > mar, com vista para o Arquipélago das Cagarras. > > O economista Francisco Barone, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio, reforça > a opinião dos corretores: agora é o bom momento de investir na compra de um > imóvel, principalmente no segmento de luxo. “A valorização vai continuar até > 2016. Os preços devem subir mais. Depois dos eventos esportivos, é provável > que comecem a desvalorizar”, prevê. > > O diretor da imobiliária Frederico Júdice garante que o mercado do Rio é, > atualmente, o mais valorizado do Brasil em razão dos eventos esportivos nos > próximos seis anos – torneios esportivos, Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. > Ele identifica compradores potenciais para esses apartamentos de alto luxo. > Segundo ele, os clientes são, em geral, empresários nacionais e > estrangeiros, cujos nomes são mantidos em segredo. > > “Sigilo é a alma do negócio. Não se trabalha no mercado de alto padrão > divulgando informações de quem vende ou de quem compra porque existe uma > preocupação constante com a segurança”, explicou Frederico. > > *Valorização dos preços* > > Os imóveis do Rio, de luxo ou não, ficaram mais valorizados depois da > escolha para sediar a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016. A cidade deve > receber obras de infraestrutura e investimentos em segurança. O presidente > da imobiliária Patrimóvel, Rubem Vasconcelos, aponta outras três razões que > motivaram a valorização: os juros baixos, o crédito fácil e a moeda estável > impulsionaram os preços porque permitiram o crescimento da demanda. > > O metro quadrado na Zona Sul tem custo elevado porque não há área > disponível. ‘‘Geograficamente, não tem para onde se expandir. A oferta de > terrenos é quase nula”, explica Frederico Júdice. Os postos de gasolina > estão desaparecendo em áreas da Zona Sul. > > Estão à venda unidades no prédio em construção em Ipanema, na esquina da > Avenida Vieira Souto com o canal Jardim de Alah, que era um posto. Na Rua > Jardim Botânico, outro posto foi fechado. No local será erguido mais um > edifício. > > *Barra tem opções* > > Na Zona Oeste, os imóveis são mais baratos. A Barra da Tijuca tem uma > oferta maior, segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado > Imobiliário do Rio. Mesmo os apartamentos mais luxuosos custam alguns > milhões a menos que na Zona Sul. > > Em um condomínio novo, que se encaixa no mercado de alto padrão, por > exemplo, um apartamento de cinco suítes vale cerca de R$ 5 milhões. Além da > área de 555 m², o morador ainda teria, segundo anunciam os vendedores, a > proteção do mesmo sistema de segurança usado na Casa Branca. O apartamento é > todo automatizado, com fechadura que reconhece a digital do dono e banho > programado pelo celular. > > > -- > FG > -- ---- Fabrício Augusto Souza Gomes [email protected] MSN: [email protected] Blog: http://fabriciosgomes.livejournal.com/
