> E tenho de confessar, é lamentável ter que ficar pegando as respostas de um
> post em outro, poderiam fazer
> as devidas correções lá no post de silogismos, mas não fazem, não sei porque.

Há muitas maneiras de ensinar.  Uma delas é levando pela mão, outra é
apontando para caminhos que você deve de fato percorrer por conta
própria.

No meu primeiro post na thread sobre silogismos
(https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/cl3Y7raKmN8/JPWYQKcsCAAJ)
enviei-lhe quatro exercícios, todos com exatamente a mesma forma
lógica do seu argumento favorito sobre Sócrates:

(abc)
  Todo A é B.
  C é um A.
  Logo C é um B.

Os historiadores da Lógica podem discordar, mas é bem possível que a
única contribuição que tenha sobrevivido do trabalho de Aristóteles
com alguma relevância para a Lógica Moderna seja justamente a ideia de
que *a Lógica é formal*.

Embora talvez seja possível defender a ideia de que os argumentos (2)
e (3) do meu post contêm alguma ambiguidade nos termos envolvidos, ou
necessitam de alguma massagem para serem colocados na forma exata do
seu argumento sobre Sócrates, deveria estar claro para você e para
todos os demais que os argumentos (0) e (1) do meu post são tão
válidos quanto o argumento sobre Sócrates, por constituírem instâncias
de (abc), independentemente da _sua_ interpretação particular sobre o
valor-de-verdade, a contingencialidade ou a temporalidade de suas
premissas.

Tendo em vista a sua falha em reconhecer isto, tudo indica que precisa
simplesmente aprender melhor o seu (abc) --- nem que seja para evitar
constrangimentos ulteriores.

* * *

Para entretenimento e ilustração geral das almas, termino com esta
definição e devido argumento formulado pelo Ambrose Bierce, no seu
delicioso "Devil's Dictionary":

  LOGIC, n. The art of thinking and reasoning in strict accordance
with the limitations
  and incapacities of the human misunderstanding. The basis of logic
is the syllogism,
  consisting of a major and a minor premise and a conclusion — thus:
    Major Premise: Sixty men can do a piece of work sixty times as
quickly as one man.
    Minor Premise: One man can dig a post-hole in sixty seconds; therefore —
    Conclusion: Sixty men can dig a post-hole in one second.
  This may be called the syllogism arithmetical, in which, by
combining logic and mathematics,
  we obtain a double certainty and are twice blessed.

("Jessé Silva", você não precisa enviar para a lista a sua análise
deste argumento, ok?)

* * *

Bons estudos,
JM