Se a questao era:

"Resolva a equacao ...."

eu diria que a solucao estah incorreta. Digo isso pois, para mim "resolva"
significa "encontre todas as solucoes e deixe claro que voce achou todas".
Agora, se a questao fosse:

"Encontre uma solucao da equacao..."

entao eu diria que o raciocinio estah 100% correto.

Isso dito, concordo com os colegas que experimentacao deve ser encorajada, e
eu daria uns pontos parciais pelo que foi feito. Para eles entenderem o que
estah errado, eu colocaria o seguinte raciocinio para eles:

"Resolva a equacao x^3-x=0"

e eu faria

x^3-x=0^3-0
x=0

o que dah uma solucao, mas nao sao todas. Eu tentaria dizer que a primeira
linha NAO IMPLICA NECESSARIAMENTE na segunda. Que, se x=0, entao x^3-x=0,
mas nao vice-versa.

Abraco,
      Ralph

Responder a