Obrigado, vou ver o problema original , que me passou, monty hall..
mas já entendi valeu mesmo !!

On Wed, 31 Aug 2011 21:04:00 -0300,
Ralph Teixeira wrote:

> Oi, Douglas. Vamos lah.
> 2011/8/31

Olá, gostaria de saber como se faz a seguinte questão:

Existem 100 portas numeradas de 1 a 100, atrás de 99 delas existe um
burro, e em uma delas existe um carro, um rapaz começa a abrir as
portas, sabendo que ele abriu 98 delas e em todas havia um burro, qual a
probabilidade de que na outra ele encontre o carro?

> Olha, do jeito
que voce enunciou o problema, nao faz sentido. Como assim "na outra" --
ainda ha 2 portas fechadas, neh? Do jeito que voce enunciou, a resposta
eh 50% para cada uma das duas portas restantes (pressupondo que o carro
tinha a mesma chance de estar em qualquer porta no comeco).

> Agora,
talvez voce queira o problema classico de Monty Hall, cujo enunciado
preciso eh assim:
> i) 100 portas numeradas de 1 a 100, o carro tem
inicialmente a mesma chance de estar em qualquer uma delas;
> ii) Um
"participante" A (que nao sabe onde estah o carro) escolhe uma porta,
mas nao a abre;
> iii) Um "rapaz" B abre 98 portas seguindo as regras:

> -- B NUNCA abre a porta que A escolhera;
> -- B NUNCA abre a porta
do carro.
> -- Se B ainda assim tiver alguma escolha (o que eh raro --
soh acontece se A escolheu o carro de primeira!), ele escolhe 98 portas
com burros, aleatoriamente, para abrir.
> (Note que, para estas regras
serem seguidas, B tem que SABER onde estah o carro!)
> iv) Neste
momento, qual a chance da porta que A escolheu ter o carro? Qual a
chance da outra porta fechada ter o carro?

> Com este enunciado, as
respostas sao 1/100 e 99/100 respectivamente. Era este o problema que
voce tinha em mente?

> ---///---

eistem 3 jurados, e um publico geral, e esses jurados aprovam ou não um
candidato conforme a opinião do público e a tabela abaixo

público geral jurado 1 / jurado 2/ jurado 3

probabilidades de um candidato ser aprovado caso o público geral o
aprove e caso o público geral não o aprove??

> Esta tabela nao esta
muito clara para mim... Vou supor que estes numeros significam o
seguinte:

> -- Dado um candidato aprovado pelo publico; ele tem 50%
de chance de ser aprovado pelo jurado 1, 75% de chance de ser aprovado
pelo jurado 2, e 80% de chance de ser aprovado pelo jurado 3.
> -- Dado
um candidato nao aprovado pelo publico, ele tem 50% de chance de ser
aprovado pelo jurado 1, 40% de chance de ser aprovado pelo jurado 2, e
25% de chance de ser aprovado pelo jurado 3.

> A outra coisa que nao
estah clara: o que eh necessario para um candidato ser "aprovado"?
Unanimidade, ou maioria?

> Entao, vou fazer as seguintes hipoteses
adicionais:
> i) O candidato eh aprovado se pelo menos 2 dos jurados o
aprovam, e eh soh. O voto do publico nao conta diretamente (mesmo que,
indiretamente, o publico afete a decisao dos jurados)
> ii) Outra
hipotese que se faz necessaria: vou supor que, apos o publico ter
votado, as decisoes dos jurados sao independentes entre si. Note que
esta hipotese eh sutil, e usualmente nao verdadeira! Usualmente, se o
candidato eh bom, ele tem uma maior chance de ser aprovado; entao, o
fato de que o jurado 2 aprovou eh uma indicacao de que o candidato eh
bom, o que afeta a probabilidade do jurado 3 aprova-lo! Entao a gente
precisaria de varias outras probabilidades condicionais para terminar o
problema... A hipotese de independencia eh como se os jurados NAO
olhassem para o candidato, nem uns para os outros; por assim dizer, eles
veem a reacao do publico, e jogam uma moeda (enviesada) para decidir se
aprovam ou nao o candidato.

> Bom, entao, vou usar J1 para indicar o
evento "Jurado 1 APROVA" (idem para J2 e J3):

> -- Se o publico
aprova, a probabilidade de pelo menos 2 jurados aprovarem o candidato
eh:
> p(J1 e J2) + p(J2 e J3) + p(J1 e J3) - 2 p(J1 e J2 e J3) =
(0.5)(0.75)+(0.75)(0.80)+(0.5)(0.8)-2(0.5)(0.75)(0.8)=77.5%
> (O "-2"
eh necessario pois, nos 3 primeiros termos, contamos 3 vezes o candidato
que eh aprovado por todos os 3 jurados - descontamos 2 para conta-lo uma
vez)
> (Note como eu usei fortemente a independencia de J1, J2 e J3 ao
trocar "e" por produtos de probabilidades)

> -- Se o publico nao
aprova...
> Idem =
(0.5)(0.4)+(0.4)(0.25)+(0.5)(0.25)-2(0.5)(0.4)(0.25)=32.5%

> Abraco,

> Ralph

Links:
------