2008/6/1 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>:

> +1

+2

Hein?! Contradição? O assunto é bom, é dentro do tópico da lista (uma
distro "livre" per no mucho), e é melhor não discutir aqui? Marcelo, a
gente é amigão e te apoio em muita coisa, mas não entendi a afimartiva
acima, assim como o Oliva.

> Não vejo substanciação para o argumento de que a lista ficaria melhor
> se esse assunto muito interessante e dentro do tópico da lista fosse
> discutido em lista separada.  Não pretendo entrar numa lista de um
> membro só para participar de um debate como esses.  Não tenho ilusões
> de que eu vá convencer o faw, ele parece ter uma fé profunda no que
> diz, apesar de toda a evidência contrária.

E imagina essa discussão numa lista de Debian? Ia ou ser ignorada, ou
simplesmente apedrejado sem margem a argumentação. É como entrar no
meio de uma celebração de vitória do Flamengo e falar "que timinho
ruim".

> Assim, meu único propósito em participar da discussão é informar
> outras pessoas interessadas e trazer o assunto à sua atenção.  Movendo
> o debate para outra lista vazia, não cumpro esse objetivo, portanto
> não vale meu investimento de tempo e esforço.

+1

Só que eu acho que em nenhuma lista vai adiantar levar este assunto
adiante, essa é a verdade. Infelizmente é querer discutir religião,
não vai para frente, e ninguém aceita que se fale que seu amigo
imaginário é pior que o amigo imaginário do outro (amigo imaginário =
deus).

> [...]
> suficientemente comprometida com os ideais do Software Livre a ponto
> de poder ser recomendada por elas, e como o Debian falha um pouco em
> atingir o patamar necessário, não deveria fazer parte dos tópicos
> aceitáveis na maior lista de Software Livre do Brasil, como insinuou
> um dos moderadores mais envolvidos no debate, podemos discutir entre
> os membros da lista a possibilidade de fazer essa exclusão nas regras
> da lista e, caso se considere de fato fora de tópico, encerrar a
> discussão ou movê-la para outro fórum mais adequado.

Aí é que vem a questão: você está discutindo ou explicando? Quer
dizer, vc vai permitir que o pessoal que vai defender o Debian te
convença do contrário, ou você simplesmente resolveu tripudiar o
Debian porque lá no repositório deles, tem um Software Proprietário?
Veja que a na distro oficial (ou seja, os ISOs), não tem lá estes
softwares. Eles são colocados como uma forma de liberdade de escolha
da pessoa que instalou. "Quer usar? Use, mas não apoiamos, mas também
não tripudiamos você por isso".

Então, fica a questão: se é ação da FSF, então talvez realmente o
melhor seja discutir nas listas dela, e convidar as pessoas que
iniciaram ou querem participar da discussão a assinar a lista de lá
também. Agora, discutir aqui não é OFF, e levar a discussão para fora
não me parece fazer sentido tampouco.

Mas se for discussão, alguma conclusão tem que chegar, não adianta
apenas expor quase em forma de ataque que tal distro não é livre e blá
blá blá.

> Mas, até que haja decisão e adesão a essa exclusão pelos assinantes da
> lista, alterações me parecem precipitadas.
>
> A respeito da discussão que se pretendia mover para outro fórum, já
> apresentei meus argumentos e evidências.  Não havendo necessidade de
> responder a novos fatos ou alegações, deixo a cargo de cada leitor
> interessado a avaliação das informações e argumentos apresentados e a
> tirada de suas próprias conclusões.

E eu coloquei minhas reflexões lá em cima. Não vejo o assunto como
OFF, mas vejo que dependendo do encaminhamento da mesma, a discussão
deve-se ser levada às listas da FSF e convidando membros da comunidade
Debian para rebater os fatos pelos quais a FSF tripudiou o Debian.

Um abc