On Wed, 2008-06-04 at 20:32 -0300, Alexandre Oliva wrote:

> Não é que não é livre, é que não é licença de software :-)

Exatamente! =) Por isso eu fiz questão de dizer 'não são licenças
de /Software/ Livre'. Elas podem dar liberdade suficiente para o objeto
que licenciam ser considerado 'livre', mas elas não são licenças
compatíveis com a definição de Software Livre.

> Mas eu queria mencionar um ponto: é importante não confundir não-DFSG
> com não-Livre.  São duas coisas diferentes, pois as definições são

Bem lembrado! No caso da CC-BY-SA a análise do Debian, na minha opinião,
demonstra que ela é tanto não-DFSG quanto não-Livre. A DFSG parece mais
com a Definição de Software Open Source (até porque esta última veio da
primeira), mas todas elas são muito próximas no 'core'.

> Livre.  De fato, acho infeliz chamar o non-free por esse nome; mais
> adequado seria non-DFSG ou algo assim, pois tem uma porção de material
> Livre ali dentro, que está de fora do main não porque não é Livre, mas
> porque não está de acordo com a DFSG.

Concordo.

Um outro fato interessante é que o Debian, em uma votação, decidiu que
o contrato social mencionasse 'software' especificamente. Daí a decisão
de mover documentos GFDL que tivessem seções não modificáveis para a
non-free, por exemplo.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>
Debian Project