[ Não que eu aposte que alguém realmente leu tudo, mas como ]
[ eu já me sinto um otário mesmo por outras coisas que      ]
[ aconteceram nessa "thread" e ninguém falou nada, cabem    ]
[ alguns "ajustes de interpretação".                        ]

On 13-06-2008 07:47, Alexandre Oliva wrote:
> On Jun 10, 2008, "Glauber Machado Rodrigues (Ananda)" <[EMAIL PROTECTED]>
> wrote:
[...]
> [...]

        O Debian é um projeto com Software Livre, ele não é um
programa por si só, mas sim, a idéia é fazer um SO Universal e
Livre.

> Isso só comprova que tem um monte de gente que não sabe o que é Debian
> e que tem um monte de gente que não sabe o que é Software Livre.

        Na verdade a afirmação anterior não comprova nada disso.

[...]
> E também não era parte do Debian.

        Não é parte do Sistema Debian, embora é claro, faça
parte do projeto por estar nos servidores/espelhos/repositórios.

> O paralelo não me parece adequado.
>
> DFSG não diz o que é Software Livre e o que não é (tenta, mas não
> consegue), diz o que é aceitável no main e o que não é, seja software
> ou não.

        A DFSG diz o que é ou não livre para o Debian e serve
de base e referência para muita gente. Não vejo nada na DFSG
que não respeite as 4 liberdades do SL, logo, se é DFSG é SL.

[...]
> Pois é...  Ei!, que tal non-debian?  Já mataria dois coelhos numa só,
> erhm, pedrada? :-)

        non-free represente *perfeitamente* o conceito que o
Debian que dar de que os softwares ali não são livres nos
termos da DFSG, ninguém (do Debian) está tentando redefinir
as quatro liberdades.

> E um montão de documentação que é Livre, mas que não passa pelos
> critérios da DFSG.

        Não é livre para o Debian (e para os usuários do Debian).

> Entendi.  E me parece legítimo.  Afinal, foi ela que cunhou e definiu
> o termo.
>
> Anos depois, Bruce Perens tentou criar uma série de critérios mais
> objetivos para determinar o que entraria ou não no projeto Debian, e
> nasceu DFSG, que buscava modelar o que é Software Livre, mas que não
> conseguiu.

        A história não é assim (acho que num outro ponto desta
"thread" já comentamos sobre falar daquilo que você não sabe
como se soubesse).

> E o Debian passou a usar isso como régua, ao invés da
> definição original.

        E isso também não faz sentido.

> Até aí, tudo bem.  Mas usando o mesmo termo para
> descrever o resultado da medida, e, pior, aplicando a medida a coisas
> que não são software (apesar do nome Debian Free *Software*
> Guidelines), melou tudo.

        Isso depende da percepção do que é software e isso não
é uma área pacífica de decisão, pra alguns, documentação se
compila como software e portanto tem que ser livre como software.

> (Ei, peraí, mas se a OSD é baseada na DFSG, Debian está do lado do
> Software Livre ou do Open Source? :-P
[...]

        Se o "Piu-Piu" assinasse a lista ele diria:

        - Eu acho que vi um troll, eu vi sim.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)