Amilcar,
Não estou cobrando a prestação de contas do que foi gasto no FMS, pois já
soube que a arrecadação foi insufuciente. O que estou sugerindo, para que se
tente arrecadar mais recursos, para quando for necessário, é criar um fundo
para custear o que for 'prioridade', quem foi ao FMS custeando sua
participação, foi porque quis e pode custear. Para um grupo que não tem
recursos para custear uma ação judicial que é muito mais barata, do que a
participação ao FMS, tal participação, mesmo sendo importante não é
prioritária à Ação ou Ações judiciais, (já que os serviços advocatícios são
"colaboração", só gerando honorários arbitrados pela Justiça em caso de
ganho da causa, paga pela outra parte) . Eu moro em Santa Catarina, bem mais
perto de Porto Alegre, talvez pudesse ter ido junto com vocês, mas não
deu...
Quanto a formar uma ONG estou disposto a discutir o assunto com quem quer
que seja do Fórum e a colaborar, inclusive na criação de um Fundo. Estou a
disposição para gerir e a prestar contas do Fundo, se for necessário e a
maioria aceitar. Basta que entrem em contato comigo pelo e-mail, ou aqui, no
próprio Fórum. Precisamos que os juristas do Fórum e quem já faça parte de
alguma ONG, colaborem com seus conhecimentos legais, de como formar uma ONG
etc.
Para tanto, devo colocar que uma ONG tem que ter um objetivo claro,
abrangente e que transponha a qualquer demanda momentânea. Creio que ante
aos perigos enfrentados pelos políticos e pelo TSE, eles terão o bom senso
de viabilizar o voto impresso em todas as urnas já em 2002. Logo, proponho e
coloco em discussão: que a ONG tenha por objetivo a defesa, estudos,
discussão e desenvolvimento de propostas para a perpetuação da DEMOCRACIA,
buscar sempre a MELHOR QUALIDADE DE VIDA para toda a humanidade, a defesa
dos DIREITOS HUMANOS e a aplicação do DESENVOLVIMENTO ECOLOGICAMENTE
SUSTENTÁVEL, na economia e em todos os níveis da sociedade brasileira e
mundial.
Mas uma ONG precisa ter um grupo ativo de militantes, senão vira mais uma
das tantas inúteis.
Jefferson Abreu