[ Ruda Filgueiras ]:
-----------------------------
|Não é clean por que Zope2 nunca foi clean e ele continua na pilha. :-(

Hehehe, olhem só como são as coisas.
Falei que a tecnologia Zope 3 estava 1/2 verde e quase me levaram
para a guilhotina. O Rudá diz que Zope2 *nunca* foi clean
(==sempre foi sujo) e ele se safa desta frase "limpinho".
É ou não é impressionante. É Rudá, vc tem a manha ;o)

[ Luciano Ramalho ]:
-----------------------------
| Fui estudar outros frameworks, e agora que pintou o Grok,
| estou motivado para pegar de
|novo a onda do Zope 3. Mas repito: não me convidem para migrar nada...

Esse é o ponto nevrálgico. Acredito que a interseção entre o que
eu, o Xiru e o Jean expressamos aqui se resume a isso. Naturalmente
a *intensidade* das opiniões varia na razão direta do número de
sites que devem ser mantidos.

[ Ruda Filgueiras ]:
-----------------------------
|Essa parte o pessoal já respondeu, porém você usa o Twisted certo?

Yes, Sir!

|Bom se Zope3 (arquitetura de componentes) estivesse tão verde, por que
| Twisted foi todo reescrito usando essa tecnologia/metodologia?

Até onde eu saiba, a única parte utilizada pelo Twisted importada
do Zope3 foram Interfaces. Portanto, eu diria que
"todo reescrito usando essa tecnologia" é no mínimo uma hipérbole.

|Eu acho que justamente quem mais sofre com Zope3 no Zope2 são o perfil
|de desenvolvedores que programam mais em Zope2 no sentido TTW

Sério, eu achei que para esse povo não mudava praticamente nada,
uma vez que eles não olham debaixo do capô.

|Pois para quem programava para Zope2 código Python que interage de
|forma mais interna com as partes do Aplication Server Zope, o Zope3 é
|como um oásis. ;-)

Meu ânimo já está renovado pela veemente defesa do Zope3,
vou em busca deste oásis, rogo que não seja apenas uma miragem,
aos olhos do peregrino preso na areia movediça ;o)

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas