Felipe e Ricardo,

Na época desse pipoco, ele tinha muito o habito de usar a lista AutomacaoTotal
para fazer ataques a bematech. Eu e o Sergio, que somos os moderadores de lá,
viviamos tento que intervir pois a coisa em fração de segundos virava uma flame
e alastrava pelo grupo igual fogo no mato seco. Numa destas vezes, o pessoal da
Bematech, entrou em contato conosco visando esclarecer o porque da rusga do
Claudenir com eles. O que eles nos disseram foi que o Claudenir saiu de la (ele
era funcionario da bematech) levando tudo para a Daruma, ou seja, todo os
investimentos já realizados para tal, versões, atualizações, parametros,
documentação, etc.. Fez a Daruma se beneficiar, porque já pegou um componente
pronto e estável, fez modificações do Set de comando e pronto, passou a
comercializar.

A bem da verdade, esse negocio pegou mal pra ele e pior do que isto foi toda
esta publicidade cair nas listas e e-mails de Deus e todo mundo. Muito
provavelmente todos os clientes, fornecedores e carteira de contatos da Daruma
que tenham alguma ligação com a Bematech já estão sabendo disso. O temor dos
membros da AutomacaoTotal, é que esse embroglio jurídico impacte no
software/firmware levando isto a conseguências inimagináveis. Esse é o
principal medo do pessoal lá.

Quando o Julio Cesar levantou esta questão aqui, ele foi até feliz em levantar
uma questão que mexe com um pessimo habito de muitos analistas/desenvolvedores
no Brasil (E porque não no mundo?), que trabalham com desenvolvimento
corporativo, mas que acham que isso não dá em nada. Sai, vai pra outra empresa
mas leva os fontes e projetos consigo. Numa dessas, neguinho se dá mal achando
que vai chegar na empresa e vai ficar bonito na fita por apresentar uma solução
já pronta pra eles. E o cartola, todo mundo aqui sabe né. Pra ele isso é mais
do que ótimo pois elimina a ansia de aguardar um projeto ficar pronto e
estável, só que ele não se toca que isto envolve o nome da empresa dele também.
Se dar merda, dá merda pra quem fez e pra quem deu amparo...

Não sei se muitos aqui lembram do caso Ariortuga. Este caso ficou famoso no
mundo todo por se tratar de um ex-gerente de projetos da GM que saiu dela e foi
pra Volkswagem levando projetos consigo e mandando executar. Não deu em outra.
A gracinha do moço, querendo agradar cartola da Volks acabou foi em tapetão,
indenização e filme queimado. Se alguem quiser mais detalhes, basta entrar no
Google ou Yahoo e digitar Ariortuga.

E isso minha gente, é muito sério...

[]s

Walter Alves Chagas Junior